
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) definiu nesta sexta-feira (7) as datas para o recesso de Natal e Ano-Novo. Os períodos serão de 21 a 25 de dezembro de 2026 e de 28 de dezembro de 2026 a 1º de janeiro de 2027, respectivamente.
De acordo com a Portaria SRT/MGI nº 6.342/2026 , o benefício alcança servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários que atuam em órgãos da Administração Pública Federal.
As unidades deverão organizar escalas de revezamento entre os dois períodos de recesso, de forma a garantir a continuidade dos serviços considerados essenciais, especialmente aqueles voltados ao atendimento ao público.
A norma também prevê que as horas não trabalhadas durante o recesso deverão ser compensadas entre 1º de outubro de 2026 e 31 de maio de 2027.
Para os trabalhadores que atuam presencialmente e não participam do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), a compensação ocorrerá por meio da antecipação ou postergação da jornada diária de trabalho, respeitando o horário de funcionamento do órgão.
Já os participantes do PGD, tanto na modalidade presencial quanto em teletrabalho, em regime integral ou parcial, deverão compensar as horas por meio do cumprimento das entregas previstas em seus respectivos planos de trabalho.
A portaria estabelece ainda limites para a compensação. Servidores, empregados públicos e contratados temporários poderão compensar até duas horas por dia. No caso dos estagiários, o limite será de uma hora diária.
Segundo o texto, quem não compensar integralmente as horas usufruídas durante o recesso até o prazo definido sofrerá desconto proporcional na remuneração correspondente ao período pendente.
Os profissionais que optarem por não aderir ao recesso deverão manter normalmente sua jornada de trabalho.
Geral Mega-Sena acumula para R$ 38 milhões; confira os números sorteados
São Paulo Veja como participar do leilão eletrônico em Mogi das Cruzes
LUTO NO SERTANEJO Cantor Rick, da dupla com Renner, morre em acidente de helicóptero em Santa Catarina
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 32 milhões nesta terça-feira
São Paulo Defesa Civil prevê primavera marcada por calor intenso e temporais frequentes em São Paulo
Geral Tempestade, ventos fortes e granizo deixam Região Sul em alerta
São Paulo Museus do Parque da Ciência Butantan têm programação especial para a 20ª Primavera dos Museus
São Paulo Saiba como cooperativas podem solicitar crédito no Banco do Povo Paulista
São Paulo Vai viajar para países do Mercosul e está sem documento? Saiba como tirar a Carteira de Identidade Provisória para Viagem Mín. 18° Máx. 28°