
A Guarda Civil Municipal de Anchieta (GCMA) passará a atuar com porte legal de arma de fogo. O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, sancionou nesta segunda-feira (27) a lei que permite o porte de arma de fogo para a categoria.
Na ocasião Petri sancionou mais três leis que estruturam e regulamentam a Guarda Civil Municipal de Anchieta. arte da corporação participou do ato de assinatura, ocorrida no gabinete do prefeito.
O projeto de armar a Guarda Municipal de Anchieta foi elaborado desde 2021 pelo executivo municipal. Ao todo, 87 agentes serão treinados pela Polícia Federal para atuarem com as novas regras. Recentemente, o município criou uma ouvidoria e também uma corregedoria dentro da Guarda Municipal - consideradas instrumentos indispensáveis para a efetivação do projeto.
De acordo com o gerente da Guarda, Wander Nogueira, a aprovação da proposta é um marco histórico para o município e um avanço para as ações de segurança. "Armar a Guarda vai dar mais legitimidade para o trabalho da instituição, que passará a atuar de forma mais independente", avaliou.
Para o prefeito, a Guarda é uma importante instituição que vem prestando valiosos serviços ao município. “Tenho orgulho da nossa guarda e dos nossos agentes que vêm fazendo um importante papel na segurança de nossa cidade. Essas novas lei irão dar mais respaldo para a corporação se tornar ainda mais organizada e estruturada”, disse Fabrício Petri.
Para armar os agentes, a Guarda Municipal de Anchieta firmou uma parceria com a Academia da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Acadepol), que irá ofertar um curso de capacitação para os agentes. O treinamento vai capacitar os guardas na parte teórica e prática, incluindo o curso de tiro. Antes de utilizarem armas de fogo, os agentes deverão ser aprovados nesta formação.
A Lei autoriza o município a firmar convênios, acordos de cooperação técnica e instrucional com União, Estados, Municípios, bem como, com instituições, órgãos ou estabelecimentos de ensino aptos legalmente a ofertarem cursos de formação, aperfeiçoamento e utilização de armamento e tiro ao efetivo da Guarda Civil Municipal de Anchieta.
São Paulo Dia das Crianças: Instituto Butantan oferece programação especial neste sábado (10)
São Paulo Transporte por aplicativo faz parte da rotina de 76% dos paulistas, mostra pesquisa do Seade
Geral Mega-Sena acumula para R$ 112 milhões; confira os números sorteados
São Paulo Facilita SP amplia para 929 as atividades de baixo risco e simplifica a abertura de empresas
São Paulo CGE e Polícia Civil desmontam esquema de desvio de medicamentos de alto custo em São Paulo
São Paulo Bom Prato tem cardápio especial em homenagem ao Dia das Crianças
São Paulo Operação Chave Mestra da Polícia de SP prende sete suspeitos de integrar quadrilha especializada em furtos a residências
São Paulo Fazenda de SP abre processo seletivo para vagas de estágio
São Paulo Dia das Crianças: parques urbanos de SP transformam natureza em cenário de brincadeiras e descobertas Mín. 21° Máx. 35°