Friday, 01 de May de 2026
27°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Saúde Saúde Pública

Crescem número de mortes e casos de meningite no Espírito Santo

105 foram confirmados e houve 28 óbitos provocados tanto pela meningite viral, quanto bacteriana e fúngica

05/07/2022 às 15h27
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Crescem número de mortes e casos de meningite no Espírito Santo
Desde o início deste ano a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vem alertando os capixabas para o aumento do número de casos de meningite Tipo C no Espírito Santo.
 

Em fevereiro o Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Sesa alertou as secretarias municipais sobre a situação epidemiológica da doença.A partir de então, os aumentos se sucederam, e na 25ª Semana Epidemiológica (dia 25 de junho), foram registrados 219 casos suspeitos da doença.

Destes, 105 foram confirmados e houve 28 óbitos provocados tanto pela meningite viral, quanto bacteriana e fúngica.

Na mesma semana do ano passado foram 209 casos suspeitos, com 83 confirmados e 19 óbitos, informa o Boletim Epidemiológico.

Em Cachoeiro, em 2022 até o momento, são sete notificações, sendo uma ainda em investigação: uma por meningite viral, duas por outras bactérias e três casos descartados.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), não houve casos de meningite no município entre janeiro a junho de 2021, já que das quatro notificações, todas foram descartadas.

A Semus destaca que a vacinação permanece em crianças menores de 5 anos, sendo administrada em esquema de duas doses, com 3 e 5 meses e uma dose de reforço com 1 ano, além de adolescentes de 11 a 14 anos.

A Semus informa ainda que o estado disponibilizará a vacinação até o dia 30 de setembro para os adolescentes não vacinados de 13 a 19 anos e para os trabalhadores de saúde, independente da idade.

Para evitar ainda mais o aumento de casos, a orientação da Sesa é para que que as equipes de Atenção Primária em Saúde façam busca ativa para identificar as pessoas com esquema vacinal incompleto.

 

Sintomas da doença:

– rigidez na nuca;

– confusão mental;

– dor de cabeça intensa;

– febre alta;

– manchas avermelhadas pelo corpo;

– dor de garganta;

– sonolência;

– falta de apetite;

– dor nas articulações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 16h03 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 29°

Sat 29°C 18°C
Sun 27°C 20°C
Mon 21°C 19°C
Tue 27°C 18°C
Wed 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio