Friday, 26 de April de 2024
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Saúde Saúde Pública

Secretário diz que ES terá teste para varíola dos macacos

Em agosto

02/08/2022 às 07h32
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Secretário diz que ES terá teste para varíola dos macacos

O secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, fez um pronunciamento na tarde desta segunda-feira (1). A pauta foi a atualização dos números da Covid-19 e sobre a varíola dos macacos.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Estado está em se movimentando para viabilizar a realização de testes contra a varíola dos macacos. Garantiu que isto deve acontecer ainda no mês de agosto.

Para conter a doença e preparar os trabalhadores da saúde para lidarem com os casos, o Estado pretende, atualizar normas técnicas e já está organizando cursos para os profissionais, ainda na primeira quinzena de agosto, garantiu.

Aos que consideram a varíola dos macacos uma doença leve, Nésio Fernandes destacou que as dores corporais são bastante significativas, especialmente quando as mucosas são afetadas.

Além disso, alertou para aos capixabas para que procurem atendimento médico quando aparecerem lesões pelo corpo.

Segundo ele, todas as amostras de material coletado serão enviadas aos laboratórios de referência do Ministério da Saúde. O objetivo, destacou, é garantir a testagem a todos os casos suspeitos.

 

Covid-19

Quanto à Covid-19, o Nésio Fernandes dissem que ainda no mês de maio a Sesa conseguiu projetar um cenário de rápida expansão da doença, o que se confirmou.

“No final do mês de maio conseguimos mobilizar 100 leitos de UTI e enfermaria específicos para pacientes graves com a covid-19”.

O secretário destacou ainda que o governo do Estado dedicou leitos para os pacientes já hospitalizados. “Com isso, garantimos o acesso a toda a população afetada pela pandemia nessa última expansão, em junho e julho”, frisou.

Nésio Fernandes apelou que os capixabas continuem se vacinando e mantenham o esquema vacinal completo. “Gostaríamos muito que a população procurasse os serviços de saúde. Entre os meses de abril e maio, tivemos redução da procura por vacina”, esclareceu.

Segundo ele, em torno de 535 mil doses foram aplicadas nesse período. Já em junho e julho, mais de 600 mil doses foram aplicadas em um curso de uma nova expansão da pandemia.

“Precisamos que a população procure a vacinação independente da ocorrência de novas ondas. Agora, na fase de recuperação, é quando mais devemos vacinar”, ressaltou.

O titular da Sesa informou ainda que as Unidades de Pronto Atendimento usarão o baracetinibe em pacientes com a Covid-19.

“Adquirimos o tratamento para garantir que todos os hospitais consigam atender os pacientes que não fazem uso de ventilação mecânica. Vamos dar um passo nesta semana. UPAs e PAs da Grande Vitória terão disponibilidade do medicamento”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 22h02 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 25°

Sat 28°C 19°C
Sun 31°C 19°C
Mon 31°C 20°C
Tue 29°C 19°C
Wed 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes