Thursday, 28 de March de 2024
26°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Saúde Saúde

Programa de saúde Consultório na Rua é inaugurado em Cachoeiro

Pessoas em situação de rua Programa de saúd

08/08/2022 às 07h41
Por: Cidade na Rede Fonte: PMCI
Compartilhe:
Programa de saúde Consultório na Rua é inaugurado em Cachoeiro

A Prefeitura de Cachoeiro inaugurou, na tarde da sexta-feira (5) passada, o programa Consultório de Rua, que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Instituído no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, o programa disponibiliza equipes multidisciplinares, que realizarão serviços itinerantes, como atendimento médico, psicológico, social e outras especialidades articuladas à rede municipal de saúde.

Além disso, o Consultório na Rua pretende, também, desenvolver estratégias de cuidados, prevenção e promoção de saúde, contribuindo para a redução de danos causados pelo uso excessivo do álcool, substâncias psicoativas, entre outros agravos no público-alvo do programa.

Presentes na solenidade de inauguração, que foi realizada na praça Jerônimo Monteiro, o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, e o prefeito Victor Coelho destacaram a importância do Consultório na Rua na ampliação dos atendimentos em saúde no município.

“O Consultório na Rua é mais uma ação que visa humanizar a saúde em nossa cidade. Esse é um serviço que vai atender pessoas em situações de vulnerabilidade e precariedade. Nosso objetivo, como servidores, é justamente esse: entregar serviços básicos com qualidade para quem mais precisa”, afirmou o secretário.

“A saúde de Cachoeiro tem ganhado melhorias significativas, e cada vitória precisa ser comemorada. Mais um serviço importante chega para nossa cidade e diversas pessoas serão beneficiadas com isso. Uma cidade mais humana é uma cidade que olha para todos”, salientou Victor Coelho.

Atendimento integrado

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o programa requer uma forte articulação com a rede de apoio, com equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), serviços de urgência e emergência, instituições de assistência social e outras entidades civis ou públicas.

Os atendimentos do programa já acontecem em casas de passagem, Centro POP – Espaço Vida e, também, a partir de busca ativa e abordagens nas ruas. O ônibus Cachoeiro + Saúde, consultório volante da Semus, dará suporte nas ações.

Em Cachoeiro, a equipe do Consultório está lotada na Unidade Básica Saúde do bairro Aquidaban, por apresentar localização central, oferecendo maior acessibilidade aos pacientes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 15h02 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 27°

Fri 28°C 22°C
Sat 27°C 22°C
Sun 27°C 22°C
Mon 29°C 19°C
Tue 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes