Quinta, 29 de Setembro de 2022
21°

Chuva

Cachoeiro de Itapemirim - ES

Geral Clima

Governo decreta estado de atenção

Falta de chuvas

16/08/2022 às 15h55
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Governo decreta estado de atenção

O Governo do Estado decretou, nesta segunda-feira (15) estado de atenção por causa da estiagem prolongada, da situação das barragens e da queda no nível dos rios.

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) diz que os impactos são sentidos principalmente na região Sul, em Itapemirim, Marataízes e Anchieta, onde os setores mais prejudicados são a agricultura e a pecuária.

Em Marataízes, a produção de abacaxi foi afetada e em Anchieta e Itapemirim os produtores de leite estão com dificuldades porque não têm pasto e alguns animais estão morrendo de fome.

Ainda segundo a Agerh, na manhã desta terça-feira (16), o rio Itapemirim estava com as pedras à mostra porque a vazão atual, de 20 a 25 metros, está abaixo da considerada normal, que é de 40 a 50 metros cúbicos. Porém, por enquanto, não há risco de desabastecimento, assegura;

 

Prejuízo de mais de 12 milhões com pecuária
Em Itapemirim, os animais estão morrendo por causa da falta de pastagem e os produtores já deixaram de ganhar mais de R$ 12 milhões com a venda do leite e a carne.

As informações são baseadas em um levantamento feito pela secretaria municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O estudo, feito pelo secretário da pasta, o veterinário Rômulo Sobrosa, prevê que, se não houver um decreto emergencial aprovado pela Defesa Civil, não haverá maneira de comprar alimento para esses animais, e o prejuízo será ainda maior.

“A pecuária e agricultura representam mais de 30% da economia do município. São mais de 700 produtores rurais na mesma situação. Todos esses produtos juntos, deixaram de vender mais de R$ 12 milhões, se comparado ao mesmo semestre do ano passado”, disse ele.

 

Seca afeta cerca de 70% da produção de abacaxi

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária de Marataízes, Robson Abreu, destaca as dificuldades enfrentadas pelos agricultores da região.

Segundo ele, ao menos 950 produtores foram afetados diretamente pela seca. “Cerca de 70 % das lavouras de abacaxi estão comprometidas, mais de 60% das lavouras de mandioca e 40% da cana-de-açúcar”, disse o secretário.

Como forma de reduzir os danos, segundo Robson, a prefeitura zerou os custos com serviço de trator, abriu bebedouros para pecuaristas e está estudando, junto aos órgãos ambientais, a possibilidade de abrir tanques para irrigação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim - ES Atualizado às 07h26 - Fonte: ClimaTempo
21°
Chuva

Mín. 19° Máx. 24°

Sex 24°C 19°C
Sáb 26°C 19°C
Dom 27°C 19°C
Seg 28°C 18°C
Ter 31°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes