
O excesso de tempo em frente às telas e a falta de atividade física afligem os pais e mães de crianças da Geração Alpha. Segundo o relatório de tempo de tela, da ONG Internet Matters, de Londres, 54% dos pais que participaram da pesquisa temiam que seus filhos passassem tempo excessivo sentados usando seus dispositivos móveis. Desses, 38% temiam que eles não estivessem se exercitando o suficiente, enquanto 36% acreditavam que isso significaria que seus filhos não tivessem tempo para brincar ao ar livre. Por isso, estimular as crianças a explorarem brincadeiras externas e se conectarem com a natureza vem sendo o grande desafio dos últimos tempos. Segundo dados da Universidade Aarhus, localizada na Dinamarca, as crianças que possuem contato com a natureza têm até 55% menos chance de desenvolver transtornos psiquiátricos ao crescer.
Esses dados são considerados importantes porque servem de alerta para pais que estão cada vez mais ocupados e ausentes da rotina diária de seus filhos. De acordo com Deborah Natacha Davi, líder de recreação e lazer do Recanto Cataratas Thermas Resort, localizado em Foz do Iguaçu (PR), um dos grandes objetivos da equipe de lazer do empreendimento é promover brincadeiras que possam contribuir com a inserção das crianças em atividades simples, fazendo com que eles apenas “brinquem”, saindo por um tempo do ambiente virtual.
Para ajudar neste processo, a líder do Recanto Cataratas comenta que “são atividades que também podem ser executadas em outros locais. Basta usar a criatividade”. Deborah aproveita também para listar algumas dicas de brincadeiras para quem estiver com o filho em casa ou optar por viajar no período, aproveitando o feriado. Segue abaixo:”
Gincana
É uma competição recreativa que tem como objetivo colocar à prova as habilidades físicas ou mentais dos membros de duas ou mais equipes. A brincadeira é dividida em várias modalidades como: cabo de guerra, caça ao tesouro, competições esportivas e artísticas, tarefas lógicas, entre outras.
Mãe-cola
Com objetivo de desenvolver a agilidade, atenção e estimular a socialização entre os pequenos, a brincadeira consiste em escolher uma criança que irá correr e “colar” os demais participantes. A partir do momento em que ele “colar” o participante, ele fica parado, até que outra criança encoste nela para descolar. Depois disso, ela pode voltar para a brincadeira. No entanto, se uma criança for colada três vezes, ela troca de lugar com o colega que estava correndo atrás dos participantes.
Pique-bandeira
O jogo precisa de dois times, cada um de um lado do campo. Nas linhas de fundo, são fincadas as ‘bandeiras’ de cada grupo, que podem ser qualquer objeto: bola, garrafa de água, sapatos, por exemplo. A meta é pegar esse objeto do adversário, sem deixar de proteger o seu, atravessando rapidamente o campo do time contrário sem ser pego.
Pique-esconde
É uma brincadeira em que o objetivo é a criança ficar escondida e não ser encontrada por outra que vai procurá-la com os olhos fechados, até que termine a contagem combinada com os demais participantes. Depois disso, ela pode abrir os olhos e procurar os que estão escondidos. O encarregado de procurar só vence se encontrar pelo menos um dos participantes, antes que algum deles retorne ao ponto de partida (pique). Ou o primeiro dos escondidos que voltar para o ponto de partida vence a brincadeira.
Queimada
É um esporte coletivo em que dois times tentam acertar os oponentes com uma ou mais bolas, evitando serem atingidos. O objetivo das equipes é eliminar os membros do time adversário e sair vencedora do jogo.
Entretenimento Filme revela apagamento da memória negra nas igrejas
Entretenimento Cia Nacional da Ópera de Pequim realiza turnê pelo Brasil
Entretenimento WMB Marketing Digital amplia alcance de empresas na Europa Mín. 19° Máx. 29°
