Sábado, 10 de Dezembro de 2022
19°

Poucas nuvens

Cachoeiro de Itapemirim - ES

Meio Ambiente Meio Ambiente

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 abre em SP

Com Palestra Magna de Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento (MDR), Com sucesso de público, 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 a...

19/09/2022 às 11h15
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

Foi aberto nesta terça-feira, 13 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), o 33ª Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022. Celebrando a volta presencial do evento, quase mil pessoas acompanharam a Cerimônia de Abertura, que contou com Palestra Magna de Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) sobre "Dificuldades históricas na execução da política de saneamento básico no Brasil".

Recepcionados pelo presidente da AESabesp, Luciomar Santos Werneck, estiveram presentes na solenidade, José Amaral Wagner Neto, secretário-executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP; Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de SP; e Benedito Braga, presidente da Sabesp (por vídeo).

"O retorno presencial de nosso evento é também o reconhecimento do trabalho realizado por nosso setor, que esteve na linha de frente no enfrentamento à Covid-19, resiliente e combativo. Buscamos inovar, nos transformar e nos reinventar, juntamente com outros setores, em prol da sociedade", destacou Luciomar Werneck em seu discurso de abertura.

Em seu primeiro dia, a programação do 33° Encontro Técnico contemplou quatro mesas-redondas com os temas "ESG e regulação nos modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar!"; "Gestão integrada de obras entre concessionárias e poder concedente"; "A importância do planejamento para o alcance do êxito do empreendimento; e "Desastres ambientais e a relação com os recursos hídricos impactando na qualidade de vida no planeta - estudos de casos podem contribuir na prevenção de medidas?". Também foram realizados dois painéis sobre "Direitos dos Rios - considerações sobre as relações entre os seres humanos e os cursos d´água e suas interfaces para a universalização do saneamento"; e "Monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica na RMSP".

Saneamento: prioridade para a vida

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema desta edição "Saneamento: prioridade para a vida" atende às premissas que consideram o saneamento básico importante para a vida, uma vez que contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. Além disso, cumpre com a missão da AESabesp de ajudar os players do setor do saneamento a alcançar os objetivos propostos no Novo Marco Legal do Saneamento, dando espaço em sua programação para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregam melhorias e inovações em prol de toda a sociedade.

Durante os três dias do 33º Encontro Técnico AESabesp, mais de 100 especialistas apresentam cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor.

São 12 mesas-redondas e 8 painéis de discussões sobre assuntos como "Metas da universalização do novo Marco Legal: desafios dos operadores de saneamento", "Desastres ambientais e impactos na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida no planeta", "ESG e modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar", "Tecnologia: a inovação e o saneamento", Monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica", e a "Relevância da drenagem pluvial, limpeza urbana e esgoto eficiente no saneamento básico", entre muitos outros.

Fenasan 2022

Com destaque para sua projeção internacional e crescimento constante, esta edição traz ainda toda a tradição da AESabesp na promoção da Fenasan, feira de negócios, com 230 expositores e visitação aberta aos profissionais do setor de saneamento e meio ambiente, juntamente com a programação do congresso.

Tradicionalmente, entre visitantes da Fenasan e congressistas do Encontro Técnico, o evento recebe em torno de 22 mil pessoas em cada edição anual. O público da feira é formado por executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental, resultando numa das visitações mais qualificadas das realizações do setor.

A Fenasan reúne os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços para o setor de saneamento. O objetivo é apresentar, promover e demonstrar as principais tecnologias para o desenvolvimento de sistemas de tratamento e abastecimento de água, gestão de águas residuais e resíduos sólidos.

As ações socioambientais também são prioritárias na constituição da Fenasan. A AESabesp é integrada ao MDL (Mecanismo do Desenvolvimento Limpo), estipulado no Tratado de Quioto, e incentiva a diminuição dos impactos socioambientais, com um programa próprio de neutralização de carbono.

A visitação à Fenasan é gratuita e o credenciamento já está aberto aqui: https://fenasan.com.br/

Website: https://www.aesabesp.org.br/

Serviço

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 -"Saneamento: prioridade para a Vida".

Quando: de 13 a 15 de setembro de 2022

Onde: 33º Encontro Técnico AESabesp - Online / Fenasan 2022 - Pavilhão Branco - Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Para mais informações, basta acessar: https://www.fenasan.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim - ES Atualizado às 02h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

Dom 33°C 19°C
Seg 33°C 21°C
Ter 30°C 21°C
Qua 28°C 20°C
Qui 26°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes