Friday, 29 de March de 2024
25°

Chuvas esparsas

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Geral

Hoje é Dia: Dia Internacional das Pessoas Idosas é lembrado no dia 1º

27/09/2022 às 23h35
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Marcello Casal jr/Agência Brasil
© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Sábado (1), é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Com o crescimento da população da terceira idade, a sociedade passa por transformações em vários setores. Nessa data, o questionamento é “o que eu vou ser quando eu envelhecer?”. O Caminhos da Reportagem,da TV Brasil, conta a história de pessoas que vivem a vida ativamente depois dos 60 anos:

O número de idosos que continuam ou que retornaram ao mercado de trabalho também é um impacto desse aumento da expectativa de vida. É o que destaca matéria do Repórter Brasil, daTV Brasil:

No entanto, embora a legislação brasileira tenha avançado em relação aos direitos dos idosos, esta fatia da população encontra dificuldade no fazer cumprir destes regramentos. Um dos mais importantes é a garantia de uma vida digna, que diz respeito ao acesso à saúde, liberdade e direito sobre o próprio patrimônio. É o que explica esta entrevista doTarde Nacional:

Dia do Coração e Doação de Órgãos

Datas dos próximos dias ainda chamam a atenção para o cuidado com a saúde. Na quinta-feira (29), é o Dia do Coração, dia de conscientizar a população sobre as doenças cardiovasculares, principal causa de morte no mundo. Boa parte dessas enfermidades podem ser evitadas com mudanças de hábitos, como alimentação mais equilibrada e atividades físicas regulares.

 E na terça-feira (27) a doação de órgãos e tecidos é celebrada. O Brasil é referência mundial quando o assunto é o transplante pelo sistema público de saúde. No entanto, o número de doadores vem diminuindo, principalmente desde o início da pandemia. O Tarde Nacional Amazônia, daRádio Nacional da Amazônia, destaca que o doador deve conversar com a família sobre a manifestação do interesse. Um doador pode salvar até sete vidas.

A doação de órgãos é ainda um gesto de solidariedade e de amor. O Repórter DF,daTV Brasil, conta a história de primas que estão ligadas por um transplante de rim.

 

Capital federal

Há quase 65 anos, em 1º de outubro de 1957, a história de uma nova capital começava a sair do papel. Com a assinatura da Lei n° 3.273, ficou estabelecida uma data de inauguração para o novo Distrito Federal: 21 de abril de 1960. O planejamento para a mudança de sede do governo do país, no entanto, não iniciou nos cinco anos de mandato de Juscelino Kubistchek.

Os estudos para transferência da capital do litoral para o interior começaram ainda no período imperial. O local preferido não era, originalmente, o "quadradinho" que ficou delimitado: JK preferia que a nova capital ficasse no Triângulo Mineiro. Outros lugares ainda foram indicados: São João Del Rei (como queria Tiradentes), a comarca de Paracatu (pretendido por José Bonifácio), Belo Horizonte, Campinas ou Petrópolis (como debateram os constituintes de 1934), e ainda Goiânia (como preferia Café Filho).   

 No entanto, foi durante um comício em Jataí, no estado de Goiás, que o então candidato JK, após ser indagado por um eleitor, passou a considerar a transferência para o Planalto Central. Para saber mais sobre esta história, leia a matéria daAgência Brasil.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

25 de setembro a 1º de outubro

25

Nascimento do ator estadunidense Christopher Reeve (70 anos) - consagrado com o personagem do Super-Homem

Dia Nacional do Rádio - comemorado em homenagem o pioneiro da radiodifusão no Brasil, Edgard Roquette-Pinto

26

Nascimento do compositor, instrumentista e arranjador fluminense Mário Adnet (65 anos)

Dia de São Cosme e Damião (Catolicismo)

Dia Internacional para Eliminação Total das Armas Nucleares - data reconhecida pela ONU

Dia Nacional dos Surdos - comemoração instituída pela Lei Nº 11.796/2008; marca a data da criação da 1ª escola brasileira para Surdos, o Colégio Nacional para Surdos-Mudos na cidade do Rio de Janeiro, atualmente conhecido por Instituto Nacional de Educação de Surdos

Dia Mundial do Surdo (comemorado todos os últimos domingos de Setembro)

27

Morte do cantor fluminense Francisco Alves (70 anos) - um dos mais populares cantores do Brasil na primeira metade do século XX que ficou conhecido como o "Rei da Voz"

Morte do pintor francês Edgar Degas (105 anos) - reconhecido como um dos fundadores do Impressionismo

Presidente-general Médici inaugura o primeiro trecho da rodovia Transamazônica (50 anos)

Dia de São Cosme e Damião (Candomblé e Umbanda)

Dia Mundial do Turismo - comemoração instituída pela 3ª conferência da Organização Mundial do Turismo

Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

28

Nascimento do cantor e compositor fluminense Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia (80 anos)

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação - data reconhecida pela UNESCO

Dia Mundial da Raiva - marca a data da morte do microbiologista e químico francês Louis Pasteur que em colaboração de seus colegas, também desenvolveu a 1ª vacina eficaz contra a raiva, uma doença totalmente previnível que, ainda assim, mata uma pessoa a cada 10 minutos em média; data reconhecida pela Organização Mundial de Saúde

Dia da Gratidão à Mãe Preta - data criada em memória da Lei do Ventre Livre

29

Nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes (475 anos) - sua obra-prima "Dom Quixote" é um clássico da literatura ocidental

Nascimento do atleta paulista Adhemar Ferreira da Silva (95 anos) - primeiro bicampeão olímpico do país na modalidade de salto triplo

Morte da apresentadora, cantora e atriz paulista Hebe Camargo (10 anos)

Morte do escritor francês Émile Zola (120 anos)

Morte do pintor estadunidense Roy Lichtenstein (25 anos) - uma das estrelas do movimento pop, que ficou conhecido pelo trabalho inspirado no formato das histórias em quadrinhos

Votação, na Câmara dos Deputados, a favor da abertura do processo de impeachment de Collor, por 441 votos a favor e 33 contra (30 anos)

Dia Marítimo Mundial - data móvel

Dia Mundial do Coração

30

Nascimento do comunicador pernambucano Abelardo Barbosa, o Chacrinha (105 anos) - em 1945, passou a atuar na Rádio Nacional, apresentando os programas "Noite dançante", aos sábados; e aos domingos, quando não havia futebol, o programa "Tarde dançante melhoral"

Nascimento do cineasta e diretor de televisão fluminense Daniel Filho (85 anos)

Nascimento do cantor sertanejo paranaense Durval Lima, o Xororó (65 anos)

Dia Internacional da Tradução - data reconhecida pela ONU

Morte do historiador britânico Eric Hobsbawm (10 anos)

Nascimento da teósofa socialista inglesa Annie Wood Besant (175 anos) - militante socialista, maçom, ativista e defensora dos direitos das mulheres, uma das mais notáveis oradoras da sua época e autora de uma vasta obra literária sobre Teosofia

Morte do político maranhense Alexandre Colares Moreira Júnior (105 anos)

Última partida oficial de futebol de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, pelo New York Cosmos (45 anos)

Congresso Nacional aprova a Lei n° 3.273, agendando para 21 de abril de 1960 a transferência da capital federal (65 anos)

Dia Internacional das Pessoas Idosas - comemoração instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, na Resolução Nº 45/106, de 14 de dezembro de1990, que também é conhecida como Dia Internacional do Idoso, e que está oficializada no Brasil como Dia Nacional do Idoso

Dia Mundial da Música - comemoração internacional, que foi instituída por uma resolução de 1973 da 15ª Assembleia Geral do Conselho Internacional de Música

Dia Mundial do Vegetarianismo - comemoração internacional de vegetarianos que foi instituída em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte-Americana e aprovado em 1978 pela União Vegetariana Internacional

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 09h02 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuvas esparsas

Mín. 21° Máx. 28°

Sat 29°C 22°C
Sun 29°C 22°C
Mon 29°C 20°C
Tue 29°C 20°C
Wed 26°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes