
No dia de hoje, as crianças brasileiras esperam receber presentes e muita comemoração, mas nem sempre a data teve popularidade. A data – 12 de outubro – coincide com o dia em que os católicos festejam Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Foi o Decreto nº 4.867 , que instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do “dia de festa da criança”.
De imediato, a data não ganhou popularidade entre os brasileiros e só teve projeção quando empresários da indústria de brinquedos lançaram uma campanha publicitária promovendo a Semana da Criança para aumentar as vendas. Desde então, a data é comemorada com festas, brincadeiras e, para quem pode ganhar, brinquedos.
Já o Dia Mundial das Crianças é comemorado em outro dia – 20 de novembro, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Naquele dia, foram aprovadas tanto a Declaração Universal dos Direitos da Criança , em 1959, quanto a Convenção Sobre os Direitos da Criança , em 1989.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a data tem o objetivo de aumentar “a conscientização em relação aos milhões de crianças que têm negados seus direitos a cuidados adequados de saúde, nutrição, educação e proteção, e elevar as vozes dos jovens como fundamentais para qualquer discussão sobre seu futuro”.
Na América do Sul, três países comemoram a data no mês de agosto: Argentina e Chile, no segundo domingo do mês, e Peru, no terceiro domingo.
Na Colômbia, a data é comemorada no segundo ao último fim de semana de abril; na Venezuela, no terceiro domingo de julho; no Equador, em 1º de junho e, na Bolívia, em 12 de abril. O Uruguai tem o 6 de janeiro como data oficial; mas comercialmente celebra a data no segundo domingo de agosto. No Suriname, a data é comemorada em 5 de dezembro e na Guiana, em 9 de setembro.
São Paulo Livros esquecidos na estante? Feira na Faculdade de Educação da USP promove troca de exemplares
São Paulo SP Audiovisual Hub: 2ª edição registra aumento de 70% no número de participantes
São Paulo SP repassa mais de R$ 585 milhões em ICMS aos municípios paulistas
São Paulo SP POD: secretário Marcos da Costa destaca expansão do Centro TEA Paulista e acolhimento às famílias
São Paulo Ação da Polícia de SP desarticula organização criminosa que comanda o tráfico de drogas na Zona Leste
São Paulo Polícia Militar de SP inscreve para 2 mil vagas de soldados; veja requisitos e etapas do concurso Mín. 17° Máx. 30°
