Thursday, 18 de April de 2024
18°

Chuvas esparsas

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Ciência Ciência

Autor explica o significado da expressão E=mc²

André Moravec, autor do livro Logmos - Concepção Lógica de uma Estrutura Física, se debruçou intensamente sobre o mundo da física teórica nos últim...

28/10/2022 às 16h55
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Logmos
Logmos

Uma das equações mais conhecidas que existem é a E=mc², criada pelo cientista alemão Albert Einstein em sua Teoria da Relatividade, no início do século XX. Mas qual o seu significado nos termos da física moderna?

Esta equação determina a relação da transformação da massa de um objeto em energia e vice-versa. "E" é a energia, "m" a massa e "c" é a velocidade da luz elevada ao quadrado.

Sobre isso, André Moravec, autor do livro Logmos - Concepção Lógica de uma Estrutura Física, diz que poucas pessoas querem saber o seu real significado. 

“Houve quem pensasse que se tratava de uma energia misteriosa surgindo da matéria e que ela originou a bomba atômica”, afirma. “A fórmula da física mecânica E=mv², é a fórmula que nos fornece a energia necessária para que um corpo, de massa m, em repouso atinja a velocidade v. Assim, especificando m=1 kg e v=1 m/s, o resultado é de E=1 kg.m²/s²=1 J, sendo J o símbolo de joule, que é a unidade internacional (UI) de energia no sistema MKS (metro, quilograma, segundo)”, explica André. 

Então, E=mc² é uma aplicação parcial da fórmula E=mv², onde a velocidade já foi dada v = c, sendo que o símbolo c representa a velocidade luz, logo, c=3×108 m/s. “Assim, a expressão E=mc² fornece a energia necessária para que um corpo de massa m atinja, do repouso à velocidade da luz. Usando o sistema MKS, o resultado será em joules e a velocidade c será atingida em um segundo. Exemplificando: para um grão de areia de massa igual a um picograma (pg=1×10-15 Kg), temos E=1×10-15 kg × 9×1016 m²/s²=90 J. Esse é um resultado relativamente grande, mas para uma molécula de água de m=3×10-26 kg o resultado seria de 27×10-10 kgm²/s²=2,7 nJ (nano joules)”, continua o estudioso. 

O autor conclui que, afinal, não há mistério, e que a energia necessária para levar um objeto a velocidade da luz é diretamente proporcional à massa do objeto, ou seja, quanto maior a massa, maior será a energia. 

“Ou seja, se a fórmula da energia de um corpo se movimentando, a velocidade v é E=mv²/2, a energia de um grão de areia de 1 pg na velocidade da luz é igual a 45 J”, finaliza. 


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 22h13 - Fonte: ClimaTempo
18°
Chuvas esparsas

Mín. 19° Máx. 28°

Fri 24°C 19°C
Sat 25°C 20°C
Sun 26°C 18°C
Mon 27°C 17°C
Tue 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes