
Cinco pessoas já morreram no Espírito Santo em 2022 por causa da dengue. O número de casos cresceu significativamente no mês de outubro no Estado.
Apenas na última semana epidemiológica, entre os dias 23 e 29 de outubro, 340 casos foram notificados, 31 casos acima dos registrados na semana anterior, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em 2022 já foram notificados 16.489 casos.
Por isto a orientação é que as pessoas não deixem água acumulada nesse período quente e chuvoso, propício à proliferação da doença.
Castelo é a cidade capixaba com o maior índice de contaminação pela doença, segundo a Sesa. Entre o início e o fim do mês de outubro, esses índices saltaram de 31,79 para 60,93% no município.
Casos em Cachoeiro
Em Cachoeiro, houve 236 notificações da dengue (85 casos confirmados), 43 de Chikungunya (três casos confirmados) e 11 de Zika vírus (um confirmado) em 2022, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Em outubroo foram 29 notificações, com três casos confirmados de dengue. A Semus informa que as equipes estão fazendo o trabalho de bloqueio espacial, de acordo com as notificações das arboviroses.
Está sendo usado larvicida biológico nos bueiros da região central e dos bairros que beiram o rio Itapemirim. Já a equipe de limpeza urbana está fazendo o trabalho de desassoriação e limpeza de córregos.
O setor de Vigilância Ambiental também está fazendo uso de larvicida biológico para minimizar a proliferação de mosquito nos córregos que cortam os bairros.
Outra ação desenvolvida, destaca a Semus, são os atendimentos e visitas realizadas pelos agentes de endemias de forma itinerante pelos bairros de Cachoeiro,e também os atendimentos solicitados na Ouvidoria Municipal pelo telefone 156.
Confira as notificações por bairro:
Dengue
Gilson Carone: 18
Aeroporto: 13
Coramara: 11
Zumbi: 9
São Francisco de Assis: 8
Marbrasa: 8
São Lucas: 8
Vilage da Luz: 8
Parque Laranjeiras: 7
Caiçaras: 6
Jardim Itapemirim: 6
Córrego dos Monos: 5
Santo Antônio: 5
Waldir Furtado Amorim: 5
Vila Rica: 5
Monte Cristo: 4
IBC: 4
Saúde Pública Governo do Estado lança aplicativo Minha Saúde ES
Saúde Medicina metabólica orienta emagrecimento sustentável Saúde Dois Reis da Babilônia, um Funcionário da Alfândega do Egito e um Tesouro Escondido da Córsega Lideram o Leilão de Antiguidades e Arte Antiga da TimeLine de 2 de junho O Primeiro Dia é o leilão principal que conta com um catálogo impresso exclusivo; as sessões de 3 a 8 de junho são somente online; Moedas, Pesos, F... Mín. 16° Máx. 30°
