Monday, 04 de May de 2026
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Economia CRISE

675 mil brasileiros ficaram desempregados em uma semana, aponta IBGE

Taxa de desocupação subiu para 13,1%, atingindo 12,4 milhões de pessoas. Mais de 17,8 milhões não procuraram emprego por conta da pandemia

17/07/2020 às 12h13
Por: Cidade na Rede Fonte: IG
Compartilhe:
675 mil brasileiros ficaram desempregados em uma semana, aponta IBGE

A flexibilização das medidas de distanciamento social começa a aparecer no mercado de trabalho, fazendo com que o número de desempregados comece a parecer na estatística oficial. Dados da Pnad Covid, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que entre a terceira e quarta semana de junho, mais de 675 mil brasileiros ficaram desempregados.

O número de desempregados ficou em 12,4 milhões de pessoas entre 14 e 20 de junho, bem superior aos 9,8 milhões do início de maio. Com isso, a taxa de desemprego subiu para 13,1%

"A população desocupada e em busca de ocupação aumentou 26%, em relação a primeira semana de maio", pontuou a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.

O número de desempregados não vinha subindo o que se esperava diante do tamanho da crise do novo coronavírus (Sars-Cov-2), pela impossibilidade de procurar trabalho, o que caracteriza o desocupado.

Este último grupo reúne potenciais desempregados, já que estavam disponíveis para trabalhar. Pela metodologia do IBGE, é considerado desempregado quem procura emprego e não acha.

Por isso, o número de desempregados potencial é elevado. De acordo com o IBGE, há 17,8 milhões de pessoas fora da força de trabalho que gostariam de trabalhar e não procuraram emprego por causa da pandemia ou por falta de trabalho onde vivem. São 487 mil pessoas a mais que entraram nesse grupo em uma semana.

"A pandemia vem, cada vez mais, deixando de ser o principal motivo que as pessoas alegam para não ter procurado trabalho", disse Maria Lúcia.

A flexibilização das medidas de isolamento social também tem levado a uma volta dos trabalhadores afastados ao trabalho. Semana a semana, o número de brasileiros que estão retornando às ocupações aumenta. Somente na última semana de junho, 800 mil brasileiros voltaram a trabalhar.

Se comparado desde maio, 6,3 milhões de brasileiros que estavam afastados do trabalho já voltaram a trabalhar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 18h03 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 23°

Tue 28°C 17°C
Wed 28°C 17°C
Thu 29°C 19°C
Fri 29°C 18°C
Sat 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio