Friday, 19 de April de 2024
23°

Chuvas esparsas

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Educação Educação

Colaboração acadêmica sobre o clima foi assinada na COP 27

Uma colaboração acadêmica triangular foi assinada na COP 27 entre a Universidade de Haifa, os Emirados Árabes Unidos e a Alemanha sobre as mudanças...

22/11/2022 às 10h51
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

Durante a COP 27 foi assinada a colaboração acadêmica triangular. Esse memorando de entendimento assinado na conferência sobre o clima em Sharm el-Sheikh entre a Universidade de Haifa, a Universidade Khalifa, a Universidade dos Emirados Árabes Unidos e o GEOMAR Helmholtz Center for Ocean Research Kiel, tem cinco anos e busca desenvolver e fomentar as informações e pesquisas, como estratégias de redução de danos nos ecossistemas do Mediterrâneo Oriental e do Golfo Pérsico.

O memorando foi assinado no contexto do entendimento comum de que os oceanos e mares enfrentam uma variedade de pressões relacionadas às mudanças climáticas e à poluição.

O Mediterrâneo Oriental e o Golfo Pérsico são ambientes marinhos muito afetados pelo aquecimento do oceano, falta de oxigênio, depósito de poeira, expansão das instalações de dessalinização da água do mar, exploração de recursos energéticos do mar profundo, navegação intensiva, espécies invasoras, aquicultura, expansão do turismo e das crises geopolíticas.

Para o Prof. Ron Robin, Presidente da Universidade de Haifa, a colaboração tripla expandirá a parceria existente entre GEOMAR e a Universidade de Haifa e fortalecerá a cooperação regional, sendo um passo importante em sustentabilidade ambiental e marinha. "O projeto contribuirá significativamente para a compreensão dos sistemas marinhos e construirá pontes entre as nações. Sentimos que fizemos história e garantimos um futuro", comenta.

A parceria vai combinar o conhecimento, experiência e infraestrutura de todos os parceiros, de forma a estudar as consequências destes efeitos e atuar na redução de danos e adaptação em diferentes áreas.

Segundo a Prof. Ilana Berman-Frank, diretora da Charni School of Marine Sciences: "O mar afeta o clima da Terra mais do que qualquer outro fator e o ambiente marinho é o mais afetado pelas mudanças climáticas. O futuro da Terra está no mar, na compreensão do sistema marinho e das mudanças que ocorrem nele. Como cientistas, construímos pontes de ciência, bem como colaborações transfronteiriças", comenta.

A taxa de aquecimento da água no Mediterrâneo oriental e no Golfo é uma das mais rápidas do mundo, com consequências para os ecossistemas e a absorção de CO2. As áreas próximas ao mar são fortemente industrializadas e urbanizadas, e enfrentam crescente deposição de poeira e ondas de calor que afetam seus ecossistemas, incluindo os recifes de coral.

O projeto usará tecnologias avançadas de observação oceânica, como veículos subaquáticos, novas câmeras, sensores químicos e modelos de ecossistemas marinhos e integrará os dados para prever respostas futuras no oceano, bem como insights sobre os processos atuais na coluna de água e fundo do mar, e desenvolver modelos para descobrir como será o futuro do Mediterrâneo e do Golfo Pérsico.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 16h07 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuvas esparsas

Mín. 18° Máx. 24°

Sat 25°C 18°C
Sun 26°C 16°C
Mon 29°C 18°C
Tue 30°C 20°C
Wed 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes