Tuesday, 23 de April de 2024
21°

Tempo limpo

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Saúde Saúde

Gravidez é fator de risco para o melasma, diz pesquisa

O estudo ainda aponta que a condição é desencadeada por outros fatores, como a exposição solar, e aborda a dificuldade no tratamento, já que as man...

01/12/2022 às 11h00
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com o objetivo de reunir os estudos mais recentes sobre o melasma, caracterizado por manchas em tons acastanhados, pesquisadores fizeram uma revisão de artigos científicos publicados sobre essa condição, o Update on Melasma—Part I: Pathogenesis e o Update on Melasma—Part II: Treatment, divulgados no periódico científico Dermatology and Therapy. 

Os dados coletados apontam que os hormônios sexuais femininos são fatores de risco para o desenvolvimento desta hiperpigmentação, como os desequilíbrios devido à gravidez, tumores ovarianos, terapia de reposição hormonal e contraceptivos. E a prevalência de melasma após estímulo hormonal varia, sendo que 14,5% a 56% dos casos apurados ocorreram em mulheres grávidas, enquanto de 11% a 46% estavam associados ao uso de anticoncepcionais. A exposição direta ao sol, ocupacional ou intencional, também é outra ameaça, e isso foi relatado de 27% a 51% dos pacientes. 

O problema é que isso pode causar incômodos e afetar a autoestima. “Quando a pessoa percebe a mancha, ela já está instalada. Dificilmente some, só minimiza. E, embora a incidência seja mais prevalente no rosto, pode acometer outras partes do corpo”, explica Geisa Costa, médica dermatologista.

O estudo também aponta que o melasma é multifatorial e pode ser desencadeado por genética, principalmente quando os pais apresentam a condição; pelo estresse oxidativo, quando há excesso de radicais livres que provocam danos celulares e isso reflete na pele; e até alterações funcionais, como o comprometimento da barreira cutânea, que pode acontecer por falta de hidratação. 

Para os pesquisadores, o tratamento do melasma é desafiador, já que as manchas não desaparecem completamente na maioria dos pacientes e as recidivas são frequentes. “Em primeiro lugar, recomendamos a proteção solar diária para prevenir, proteger e manter a pigmentação sob controle durante e após o tratamento. Pode usar o filtro com ou sem cor. E ainda aplicar uma maquiagem com FPS para potencializar o resultado”, comenta a especialista, que é membro da Sociedade Latino Americana de Dermatologia Pediátrica e Membro da Sociedade Brasileira de Laser. 

A associação de clareadores tópicos deve ser considerada, assim como medicamentos orais. E alguns procedimentos, como o microagulhamento, complementam o tratamento tópico. Os peelings químicos atuam principalmente via renovação epidérmica. “Pode ser indicado ainda o laser, mas é preciso uma boa avaliação, já que o calor induz a hiperpigmentação”, alerta Geisa Costa, diretora clínica e fundadora do Art Beauty Center (São Paulo e Uberaba/MG).

O documento também aponta que mais pesquisas estão sendo realizadas e levam em conta novos tratamentos e a combinação de medicação disponível, assim como estratégias que reduzem o estresse oxidativo. Tudo para tentar acabar de vez com esse problema. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 20h27 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

Wed 31°C 20°C
Thu 30°C 20°C
Fri 28°C 20°C
Sat 28°C 20°C
Sun 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes