Friday, 19 de April de 2024
20°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Esportes Esportes

Dor na lombar atinge 80% da população mundial, segundo a OMS

Exercícios físicos adequados são fundamentais para aliviar o desconforto e evitar a lombalgia

01/12/2022 às 15h15
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

A dor na lombar atinge homens e mulheres de todas as idades. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% da população vai desenvolver essa condição em algum momento da vida, e os principais motivos incluem má postura, sobrepeso, esforço físico repetitivo e perda de massa muscular. 

De acordo com Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica, a lombalgia é causada por uma lesão no músculo, mau alinhamento das vértebras ou compressão dos discos intervertebrais. “Ela pode se originar de um desequilíbrio entre a força e a flexibilidade das musculaturas anterior e posterior do tronco, que acabam proporcionando também alterações posturais importantes. A dor na lombar pode irradiar para as pernas, o que é conhecido como ciatalgia ou dor no ciático, o nervo envolvido nesta situação”, explica.

Estilo de vida sedentário, sobrepeso e erros de postura deixam a região lombar enfraquecida, inflexível e rígida. Dependendo da posição e do movimento, o próprio corpo tenta compensar a força colocada sobre ele, causando lesão no músculo, dor e até uma hérnia de disco.

Mônica Marques afirma que a prática regular de exercícios físicos é a forma mais eficaz de aliviar e evitar esse desconforto. “Ao realizar exercícios para dor lombar, você fortalece a musculatura do core, que envolve toda a região abdominal e parte de trás do corpo. Se o objetivo for a perda de peso, as melhores opções são os exercícios aquáticos, como a natação e a hidroginástica, pois trazem pouco ou nenhum impacto sobre as articulações da coluna”.

Já outros tipos de exercícios podem ser inadequados, pois causam mais pressão nos ligamentos e nos discos da coluna vertebral. É o caso da corrida, por exemplo, e de outras atividades que incluem saltos. “Quanto a pessoa estiver com dor, os exercícios abdominais completos devem ser substituídos pelos parciais, que focam nos músculos das costas e da barriga, para fortalecer a coluna lombar e cervical”, diz.

Atividades como alongamento, ioga e pilates são muito bem-vindas para quem tem dor na região lombar. Para quem tem dores muito intensas, é preciso procurar uma orientação médica. Assim, é possível aliar os exercícios para lombalgia com o uso temporário de relaxantes musculares ou anti-inflamatórios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 19h12 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sat 25°C 18°C
Sun 26°C 16°C
Mon 29°C 18°C
Tue 30°C 20°C
Wed 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes