
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro publicou, nesta quinta-feira (1), um edital de chamamento público para representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessados em compor o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Podem se inscrever pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que: desenvolvem atividades direcionadas ao Município de Cachoeiro de Itapemirim; funcionam há, no mínimo, um ano da data de publicação do edital; realizam atividades relacionadas à educação ou ao controle social dos gastos públicos; não figuram como beneficiárias de recursos fiscalizados pelo Conselho Municipal do Fundeb ou como contratadas pela Administração a título oneroso.
Para participar, os interessados em preencher as duas vagas disponíveis devem se inscrever, entre 1º a 12 de dezembro, pelo e-mail seme.sae@edu.cachoeiro.es.gov.br, seguindo as instruções do edital, disponível no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/editais).
De acordo com a Seme, havendo mais de duas OSCs inscritas e aptas segundo as normas do chamamento público, será agendada uma assembleia para proceder com a eleição daquelas que integrarão o conselho.
Sobre o conselho do Fundeb
O Conselho Municipal do Fundeb tem como finalidade realizar o acompanhamento e o controle sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, gerido pelo Ministério da Educação, que distribui verbas federais destinadas à educação nas esferas estadual e municipal.
A participação da sociedade civil é novidade no Conselho, em atenção à Lei Federal n°14.113, de 25 de dezembro de 2020 e à Lei Municipal nº 7.976, de 18 de agosto de 2022.
“Incluir a sociedade civil, no conselho do Fundeb, significa dar mais transparência, ainda, aos recursos desse fundo, que é tão importante para nossa rede municipal de ensino. A participação social é imprescindível para o sucesso da gestão pública”, destaca Cristina Lens, secretária municipal de Educação de Cachoeiro.
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe iluminação azul em apoio ao Dia Nacional de Controle da Asma
Governo Comunidades recebem primeiras edições da Praça de Serviços do Governo Presente em Belo Horizonte
São Paulo Câncer de rim: tabagismo e exposição à radiação são fatores de risco para a doença
São Paulo ‘Tomávamos banho só à noite, quando tinha água, mas agora acabou a agonia’, comemora morador após a ampliação do reservatório de Mambu-Branco
São Paulo Substância do alho aumenta eficácia de quimioterapia contra câncer colorretal, mostra pesquisa
São Paulo Desenvolve SP lança prêmio para monografias e TCCs sobre desenvolvimento econômico paulista Mín. 17° Máx. 27°
