
A fusão do Sicoob Norte com o Sicoob Leste Capixaba foi aprovada, nesta quarta-feira (30), em uma assembleia geral extraordinária realizada em São Gabriel da Palha. A decisão ficou a cargo dos delegados das duas cooperativas, que são os representantes dos associados. A união das instituições resulta em uma das maiores cooperativas financeiras do país, que será chamada Sicoob Conexão.
A validação foi realizada após análise dos estudos de fusão que passaram pelos conselhos de administração e fiscal das cooperativas. Agora, a união segue para a homologação do Banco Central para a conclusão do processo, que deve ocorrer em até 90 dias.
Expansão e solidez
O diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina, enfatiza que a união é estratégica, e tem os objetivos de fortalecer o cooperativismo financeiro no Brasil e de aumentar os benefícios para os associados. “A nova instituição terá uma atuação mais relevante em suas áreas de atuação, com expectativa de ampliar a cobertura física e digital, a participação de mercado e a adesão de novas pessoas e empresas”, disse.
Atualmente, o Sicoob Norte tem 20 agências e 71 mil associados. Já o Sicoob Leste Capixaba opera com 23 agências e atende 116 mil associados. Após a homologação, o Sicoob Conexão vai iniciar sua operação com R$ 5,4 bilhões de ativos, R$ 1,1 bilhão de patrimônio líquido e 187 mil cooperados, com presença em 27 municípios capixabas e três da Bahia.
Ainda serão decididas posteriormente a sede e a diretoria da nova cooperativa. Para os cooperados, não haverá mudanças quanto à movimentação das contas, que permanecerão nos mesmos pontos de atendimento e canais digitais.
Avanço
Bento Venturim, presidente do Sicoob Norte e do Sicoob ES, afirma que a atuação conjunta vai propiciar mais crescimento, melhoria dos produtos e serviços e criação de novas soluções para a sociedade. “O Sicoob Conexão vai fortalecer ainda mais o trabalho que é feito atualmente pelas duas cooperativas. Teremos mais solidez para gerar resultados econômicos e sociais positivos”, ressaltou.
Para José Nivaldo Casagrande, que preside o Sicoob Leste Capixaba, o movimento de união contribui para ampliar a força do Sistema Sicoob no ES e na BA, onde a instituição também atua. “Estamos dando um salto para tornar o Sicoob ainda maior. Por meio do cooperativismo, mostramos que é possível que os cooperados e a instituição cresçam em conjunto. A tendência é que mais pessoas conheçam nossas soluções”, explicou.
A fusão das organizações também vai alavancar a posição da instituição no ranking nacional das cooperativas de crédito, quando considerados os dados do Banco Central e da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). O Sicoob Conexão passará a ocupar a 4ª posição nacional, considerando o patrimônio líquido, e figura entre as maiores em vários outros indicadores, como número de cooperados, ativos totais, carteira de crédito e resultados.
Sobre o Sicoob
O Sicoob ES é uma instituição financeira cooperativa que tem mais de 600 mil associados, e atua no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Coopermais, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas.
Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online.
Em nível nacional, tem cerca de 6,5 milhões de cooperados, está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal e é a única instituição financeira presente em 350 municípios.
É formado por aproximadamente 351 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 4.018 pontos de atendimento em 2 mil cidades brasileiras.
Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe iluminação azul em apoio ao Dia Nacional de Controle da Asma
Governo Comunidades recebem primeiras edições da Praça de Serviços do Governo Presente em Belo Horizonte
São Paulo Câncer de rim: tabagismo e exposição à radiação são fatores de risco para a doença
São Paulo ‘Tomávamos banho só à noite, quando tinha água, mas agora acabou a agonia’, comemora morador após a ampliação do reservatório de Mambu-Branco
São Paulo Substância do alho aumenta eficácia de quimioterapia contra câncer colorretal, mostra pesquisa
São Paulo Desenvolve SP lança prêmio para monografias e TCCs sobre desenvolvimento econômico paulista Mín. 17° Máx. 27°
