
Como reconhecimento pelas políticas e processos de gestão para o aprimoramento da governança migratória, o Governo do Estado de São Paulo recebeu o selo MigraCidades 2022. O processo de certificação foi liderado pelas secretarias de Relações Internacionais e da Justiça e Cidadania.
O selo faz parte do processo de certificação da plataforma “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil”, que foi lançada em 2020 pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
O objetivo é apoiar governos locais na avaliação de suas políticas e na definição de prioridades para a construção de ações voltadas à inclusão das pessoas migrantes na sociedade. Na última edição da certificação, 9 estados e 32 municípios foram certificados. Em 2020, 6 estados e 21 municípios conseguiram o selo.
“O desenvolvimento de projetos e serviços para auxiliar a população migrante que chega ao estado de São Paulo, um dos principais eixos migratórios do país, é uma política pública necessária e a secretaria de Relações Internacionais está integrada neste processo, auxiliando na intermediação destas ações. O selo MigraCidades vem referendar a gestão de políticas migratórias do Governo de São Paulo”, ressaltou a assessora técnica da secretaria de Relações Internacionais, Anice Azzam.
As principais ações do Governo de São Paulo em apoio à população migrante foram apresentadas durante o processo de certificação. Entre elas, destacam-se os trabalhos do Comitê Estadual para Refugiados, do CIC do Imigrante e a promoção de capacitação dos representantes deste e dos demais Comitês Regionais de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Além disso, outra prioridade apresentada durante o processo de certificação está ligada ao mapeamento do perfil dos migrantes acolhidos e as necessidades identificadas durante o atendimento nos serviços de acolhimento do Estado de São Paulo.
“O Selo MigraCidades é uma marcante conquista porque reconhece que o Governo do Estado de SP encontra-se alinhado com políticas públicas internacionais na temática migratória”, destacou Giuliano Campos de Farias, coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe iluminação azul em apoio ao Dia Nacional de Controle da Asma
Governo Comunidades recebem primeiras edições da Praça de Serviços do Governo Presente em Belo Horizonte
São Paulo Câncer de rim: tabagismo e exposição à radiação são fatores de risco para a doença
São Paulo ‘Tomávamos banho só à noite, quando tinha água, mas agora acabou a agonia’, comemora morador após a ampliação do reservatório de Mambu-Branco
São Paulo Substância do alho aumenta eficácia de quimioterapia contra câncer colorretal, mostra pesquisa
São Paulo Desenvolve SP lança prêmio para monografias e TCCs sobre desenvolvimento econômico paulista Mín. 15° Máx. 27°
