Thursday, 25 de April de 2024
25°

Chuvas esparsas

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Cidades Suspensão de missas

Governador pede a dom Dario a suspensão de missas presenciais nos próximos 14 dias

Os padres manifestaram suas preocupações com o fechamento das igrejas

16/03/2021 às 13h53
Por: DoValle Fonte: Arquediocese Vitória
Compartilhe:
Governador pede a dom Dario a suspensão de missas presenciais nos próximos 14 dias

Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória participou de reunião a convite do governador Renato Casagrande para uma conversa sobre os avanços da pandemia e as medidas necessárias para frear esse avanço.

 

Inicialmente o Governador apresentou a situação difícil em que estamos e reafirmou que a ocupação de leitos de UTI já chega a 90%. Acentuou que o grau de transmissão está elevado e pediu que não sejam celebradas missas com presença de fiéis durante os próximos 14 dias. Na sequência o secretário de saúde, Nésio Fernandes expressou a preocupação diante do agravamento e disse que as medidas que estão sendo tomadas é para evitar que as pessoas não tenham atendimento digno e adequado quando precisarem de hospitalização.

 

Depois foi a vez da Igreja se pronunciar. Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória afirmou que a Igreja Católica quer colaborar com as medidas e segue defendendo a vida. Pediu que durante a Semana Santa, seja possível missas presenciais ainda que tenhamos que reduzir o número de participantes e redobrar os cuidados. Lembrou que o Vaticano já enviou orientações sobre os Sacramentos na pandemia e que eles serão seguidos. Pe. Kelder Brandão, vigário episcopal para a Ação Social, Política e Ecumênica falou sobre uma proposta enviada ao Governador em que sugere não apenas 14, mas 20 dias para funcionamento apenas de serviços essenciais e lembrou o Decreto de dom Dario que no ano passado recomendou aos padres que acompanhem o mapa de risco e que sempre que estiver no vermelho missas e outros eventos presenciais devem ser cancelados. Na sequência também usaram da palavra João José, presidente da Comissão para a Promoção Humana, pe. Robson Pratti, representante dos presbíteros, pe. Alceri, pároco na paróquia Nossa Senhora da Conceição na Serra, Dr. Pedro Paulo membro da Comissão para a Promoção Humana e pe. Jones, coordenador da área pastoral Serra.

 

Os padres manifestaram suas preocupações com o fechamento das igrejas alegando as necessidades do povo de ser ouvido e o consolo espiritual de puderem frequentar a igreja e participar dos sacramentos, mas todos foram unânimes em dizer que estão em comunhão com as medidas que se fazem necessárias. João José e dr. Pedro Paulo pediram ao governador que olhe com mais atenção para outras medidas necessárias, como o transporte público e aumento na testagem da população. Dr. Pedro Paulo ainda expressou sua preocupação com as missas presenciais e sugeriu que sejam totalmente canceladas.

 

O Governador esclareceu que medidas estão sendo tomadas com relação ao transporte e encerrou a reunião agradecendo a participação de todos e pedindo a dom Dario uma bênção de encerramento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 09h03 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuvas esparsas

Mín. 20° Máx. 29°

Fri 26°C 21°C
Sat 27°C 21°C
Sun 30°C 20°C
Mon 31°C 21°C
Tue 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes