Tuesday, 30 de April de 2024
20°

Tempo limpo

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Turismo Turismo

Locações do remake de "Renascer" em Ilhéus são atrativos para turistas

Denominada a capital regional da Costa do Cacau, os locais emblemáticos da cidade no litoral sul da Bahia têm servido de cenário para histórias rom...

05/04/2024 às 13h15
Por: Cidade na Rede Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Ilhéus Passeios
Ilhéus Passeios

Situada a aproximadamente 462 km de Salvador, Ilhéus encontra-se no Sul da Bahia e serve como porta de entrada para as principais cidades da região. Seus 80 km de litoral oferecem diversos atrativos, mas a cidade, prestes a completar 490 anos em 2024, não se limita apenas a belas paisagens. Rica em história brasileira, também serviu como cenário para diversas séries televisivas.

Conhecida por sua inspiração em obras de Jorge Amado, como "Gabriela, Cravo e Canela", Ilhéus ressurgiu em destaque com a estreia do remake da novela "Renascer". A trama, ambientada na cidade, revive sua história centrada na produção de cacau, uma de suas atividades históricas principais. No século XVIII, o sul da Bahia viu surgir as bases de sua riqueza, com as primeiras sementes da árvore plantadas, impulsionando a prosperidade na então Vila de São Jorge de Ilhéus.

Um dos destacados clássicos da teledramaturgia nacional por Benedito Ruy Barbosa, Renasce Clássicas, além das antigas fazendas de cacau. Em outubro de 2023, cerca de 200 profissionais da emissora ocuparam vários pontos de Ilhéus para iniciar as filmagens do remake de "Renascer”. Durante três semanas, capturaram-se cenas tanto da primeira fase quanto da segunda fase da novela.

Apresentando uma trama rica em contexto histórico, agora revigorada pela visão de Bruno Luperi. Na fotografia, novos e familiares locais da "Princesinha do Sul" foram explorados. Entre suas estreitas vias históricas e cenários deslumbrantes, tanto obras literárias quanto novelas foram ambientadas, utilizando seus monumentos e belezas naturais como cenário. Seu legado histórico e cultural permeia restaurantes, bares, casarões e igrejas.

Para Luís Fernando Ferreira de Carvalho, CEO da Ilhéus Passeios, além de ser um marco para a cidade sediar as gravações de "Renascer", a visibilidade de Ilhéus aumentou significativamente. "O turismo em Ilhéus floresceu com a novela Renascer, o que é excelente para a cidade, pois impulsiona a economia e movimenta-a", evidencia Luís Fernando Ferreira de Carvalho. 

Além das atrações turísticas relacionadas ao cultivo do cacau e aos cenários destacados na novela, há diversos outros pontos de interesse nesta cidade. Entre eles, destacam-se a Catedral de São Sebastião, os vilarejos à beira do Rio do Engenho e da Lagoa Encantada, o Palácio Paranaguá, o Museu da Capitania Hereditária de São Jorge dos Ilhéus, o Cabaré Bataclan e a Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 03h02 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 30°

Wed 30°C 20°C
Thu 32°C 19°C
Fri 32°C 20°C
Sat 30°C 20°C
Sun 30°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes