Thursday, 25 de April de 2024
25°

Chuvas esparsas

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Cidades Festa de Cachoeiro

Festa de Cachoeiro 2022 já tem Cachoeirense Ausente

A eleita foi a empresária Maria da Conceição Castelar de Souza

09/05/2022 às 18h40
Por: REDAÇÃO Fonte: PMCI
Compartilhe:
Festa de Cachoeiro 2022 já tem Cachoeirense Ausente: a empresária Maria da Conceição Castelar de Souza
Festa de Cachoeiro 2022 já tem Cachoeirense Ausente: a empresária Maria da Conceição Castelar de Souza

Os preparativos da tradicional Festa de Cachoeiro começaram nesta segunda-feira (9) com a eleição do Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2022. Três candidatos concorreram ao título, mas a eleita foi a empresária Maria da Conceição Castelar de Souza.

A futura homenageada, tem 83 anos, e é fundadora da rede de lojas de calçados Itapuã, que conta, atualmente, com 155 lojas – sete delas em Cachoeiro. Desde 1999, ela reside em Vitória, e nos tempos em que morava no município morava com a família no bairro Recanto.

A votação realizada no auditório da Escola Municipal “Zilma Coelho Pinto”, bairro Ferroviários, foi secreta e realizada por representantes das instituições listadas no Decreto Nº 24.451/2014, que regulariza a Lei Municipal Nº 6.960/2014, que se refere à entrega de homenagens e honrarias em Cachoeiro. 

Para a coordenadora executiva de Gabinete da Prefeitura de Cachoeiro, Ângela Barboza, responsável pelo processo de escolha, a escolha do Cachoeirense Ausente é, sem dúvidas, uma das grandes tradições do município. “Nela homenageamos nossos conterrâneos, que carregam, consigo, o nome de Cachoeiro por onde andam. Além disso, é uma forma de manter viva a memória de Newton Braga, que foi o idealizador desse título”, relatou.

A homenagem

Uma das festas mais tradicionais do Sul do Estado, a Festa de Cachoeiro, tem diversas particularidades como o baile de gala, o desfile cívico escolar e a recepção do Cachoeiro Ausente. Em junho poucos dias antes das comemorações a eleita será recepcionada na entrada da cidade. Em seguida seguem para a Casa do Estudante para ela receber as honrarias.  

O título de Cachoeirense Ausente Nº 1 foi criado pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga, em 1939, como forma de homenagear os conterrâneos que, mesmo morando em outros locais, mantinham forte ligação com a terra natal, ao passar as férias de junho na cidade, por isso a escolha do dia 29 de junho, dia de São Pedro, padroeiro da cidade.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 09h03 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuvas esparsas

Mín. 20° Máx. 29°

Fri 26°C 21°C
Sat 27°C 21°C
Sun 30°C 20°C
Mon 31°C 21°C
Tue 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes