Friday, 29 de March de 2024
22°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Cidades Artesanato

Artesão esculpe monumentos de Anchieta em madeira

Retratando os principais monumentos históricos e culturais de Anchieta

30/05/2022 às 07h15
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Artesão esculpe monumentos de Anchieta em madeira

O Artesão José Eugênio Siqueira, 64, produz há quatro anos peças artesanais de madeira, retratando os principais monumentos históricos e culturais de Anchieta, comercializando-os pela internet e por vendas presenciais.

Ele reproduz em madeira, do tipo Cambará e Caixeta, o Santuário Nacional São José de Anchieta, a capela da Penha, o Jaraguá (folclore local) e o balanço de Ubu. “Pensamos que não existia no município trabalhos de artesanato para reproduzir os monumentos e a cultura de Anchieta”, revelam o artesão e a mulher.

A parte da pintura das peças fica a encargo de sua esposa, Jô Siqueira, 62. É ela quem também gerencia a página do instagram (@joarteproducoes), destinada à divulgação do acervo e das vendas on-line.

Ela afirma que a peças tem interessado tanto a moradores como turistas. ”Procuram mais do que vende, mas é aos poucos mesmo, porque não são itens de primeira necessidade. Nestes últimos três dias, vendemos um porta chave em cada dia, dois para turista e um para morador de Anchieta”, reflete Eugênio sobre as expectativas de venda.

Quanto às vendas presenciais, Eugênio está toda à tarde com um estande no Espaço Diversidade, ao lado da prefeitura.

A produção das peças também reflete a admiração dos dois pela cidade. Residem em Anchieta há trinta e três anos, vindos de Minas Gerais. O esposo é funcionário aposentado da Samarco, e ela, é servidora pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 00h03 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 28°

Sat 29°C 22°C
Sun 29°C 22°C
Mon 29°C 20°C
Tue 29°C 20°C
Wed 26°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes