Monday, 11 de May de 2026
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral Concurso

Governo quer transformar “Enem dos Concursos” em política permanente

CPNU

08/07/2025 às 17h32
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

O governo federal quer tornar o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) uma política permanente.

A informação foi dada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nesta terça-feira (8), durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministra.

“Nossa ideia é deixar tudo pronto para que o CPNU se torne uma política de Estado”, afirmou.

Segundo a ministra, a proposta é que o concurso aconteça com regularidade, como o Enem. A ideia é ir melhorando a cada edição, até que o processo fique mais simples e estável.

Ela também explicou que, por causa das eleições, não haverá CPNU em 2026, mas o objetivo é que ele volte em 2027 e seja realizado a cada dois anos.

“O ideal é ter concursos menores em cada área, mas com frequência, para evitar que muitas pessoas se aposentem de uma vez só”, destacou.

A ministra também informou que a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está mais envolvida na organização da segunda edição do concurso.

A Enap ficou responsável por contratar a banca organizadora e ajudar na execução, em parceria com o ministério.

Questionamentos do Ministério Público

Sobre o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para suspender a segunda edição do concurso, a ministra disse que o governo está dialogando com o órgão e dando os esclarecimentos necessários.

O MPF já havia recomendado em janeiro que os resultados da primeira edição fossem suspensos até que falhas relacionadas às cotas raciais fossem corrigidas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 08h03 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 25°

Tue 23°C 17°C
Wed 29°C 17°C
Thu 29°C 18°C
Fri 22°C 19°C
Sat 25°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio