O Banco de Sangue do Hospital Evangélico de Cachoeiro (Heci) está com os estoques em nível crítico e solicita doações urgentes, especialmente dos tipos AB positivo e AB negativo. Os tipos A positivo, A negativo, B negativo e O negativo também entraram em estado crítico.
A necessidade se torna ainda mais urgente porque o banco de sangue do Heci não atende apenas o hospital, mas também abastece outros 14 hospitais do Espírito Santo.
“No final de semana tivemos um aumento significativo de pacientes que precisaram de transfusão, isso fez com que nosso estoque entrasse em estado crítico, por isso a necessidade das pessoas virem doar ainda nesta semana”, afirmou Nathalia Buzatto, responsável pela captação de doadores do HECI.
Para doar sangue, é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto e estar em boas condições de saúde. O doador deve ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação precisa ocorrer até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Também é preciso pesar mais de 50 kg. Doadores de 16 e 17 anos devem apresentar autorização dos responsáveis.
Outros requisitos incluem não estar em jejum, ter dormido pelo menos seis horas, não ter consumido álcool nas últimas 12 horas e não ter fumado na última hora. Não podem doar pessoas que utilizam drogas ilícitas, tiveram hepatite após os 11 anos ou vivenciaram situações de risco para infecções sexualmente transmissíveis. Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, colonoscopia, endoscopia ou colocou piercing deve aguardar seis meses para doar.
Não é necessário agendar a doação, mas grupos com mais de cinco pessoas devem informar antecipadamente pelo telefone.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (28) 3526-6232 ou pelo WhatsApp (28) 98803-4543. O Banco de Sangue do Heci está localizado ao lado do Hospital Evangélico de Cachoeiro, no bairro Ferroviários, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h (exceto feriados).
Mín. 20° Máx. 34°