
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) concluiu, nesta semana, a Operação Cochá e Gibão, voltada para o combate a incêndios em vegetação na região do Norte de Minas. Para além do serviço ordinário, a sensibilidade com a situação de algumas famílias levou os bombeiros a organizar uma ação de arrecadação que reuniu aproximadamente 3,5 toneladas em donativos, repassados a 80 famílias das comunidades.
Durante a operação na Base Cochá e Gibão, que faz divisa com a Bahia, as equipes identificaram diversas famílias em situação de vulnerabilidade social. Diante desse cenário, os militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) promoveram uma campanha solidária de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos, que foram distribuídos às famílias da região.
A ideia surgiu após a ajuda a um jovem com sua esposa e o bebê que estavam com dificuldade de locomoção. A intenção inicial era comprar fraldas para apoiar a família, mas logo a iniciativa cresceu e virou uma campanha, que foi compartilhada com os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) e com o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad). Os militares levantaram os recursos, com a ajuda de parceiros, e as cestas foram montadas.
O momento da entrega dos itens arrecadados foi acompanhado de muita emoção por parte dos militares, como destacado pelo tenente Kleber Eduardo Pesso Gonçalves. “A Operação Cochá e Gibão evidenciou não apenas a eficiência técnica das equipes no combate aos incêndios, mas também o comprometimento humano e solidário da corporação, que se fez presente junto às comunidades mais afetadas”.
O Governo de Minas segue trabalhando para atenuar os desafios das comunidades locais. Até outubro deste ano, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) já enviou 16.625 itens de ajuda humanitária para o Norte de Minas e 28.291 para todo o estado, reforçando o compromisso em atender prontamente os mineiros que enfrentam situações de emergência.
“O Governo de Minas está sempre muito atento às necessidades da população, atuando de forma preventiva e articulada com os municípios para que o auxílio chegue com agilidade e eficiência a quem mais precisa”, como destacou o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.
Base operacional Cochá e Gibão
Desde o início de agosto até o final de outubro, as equipes permaneceram acampadas, focando no combate aos incêndios florestais, orientação à população local e monitoramento via satélite de todo o Norte de Minas Gerais, garantindo resposta rápida e eficiente frente às ocorrências registradas.
A operação contou diariamente com cerca de 11 bombeiros militares e aproximadamente 17 brigadistas contratados pelo CBMMG e geridos pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) . Além das atividades operacionais, a corporação também realizou palestras em escolas, abordando temas como prevenção de incêndios florestais e riscos do uso indevido do fogo, além de visitas às comunidades da Área de Proteção Ambiental (APA) Cochá e Gibão e a propriedades rurais, com foco na orientação e conscientização da população local.
São Paulo Poupatempo marca presença na Reatech 2025 com atendimento inclusivo e tecnologia acessível
Espírito Santo Estudantes de escola estadual de Vitória conhecem os serviços de TI do Prodest
Geral PF cumpre mandados de busca sobre fraude em licitação em São Sebastião
Infraestrutura Governo de Minas divulga novas datas das audiências públicas da concessão rodoviária do Lote Noroeste
Governo Comitiva do Governo de Minas visita maior feira de importação da China
São Paulo Pesquisa mostra maior percepção de integridade pelos agentes públicos do Governo de SP
São Paulo Centro de Memória Fapesp lança exposição virtual Ciência na Amazônia: história, desafios e descobertas
São Paulo Gêmeos de todo o Brasil podem compartilhar vivências em evento virtual da USP
São Paulo Polícia fecha depósitos clandestinos usados para falsificação de bebidas alcoólicas em SP Mín. 19° Máx. 27°