Sunday, 23 de November de 2025
30°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral São Paulo

Conheça 5 serviços de acolhimento para as mulheres no transporte público de São Paulo

Governo de São Paulo oferece opções de acolhimento para mulheres no metrô, ônibus e até no transporte por aplicativo

23/11/2025 às 08h40
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Conheça 5 serviços de acolhimento para as mulheres no transporte público de São Paulo

O Governo de São Paulo estruturou programas para proteger e garantir os direitos de mulheres em diversos modais de transporte, sejam eles públicos ou privados. Os serviços apoiam principalmente vítimas de violência, mas também garantem o conforto para mães e seus filhos.

O Governo de São Paulo deu início nesta quinta-feira (20) ao movimento “SP Por Todas: 21 Dias por Elas” , promovendo serviços e ações de conscientização para prevenir e combater a violência contra as mulheres ao longo de 21 dias seguidos. A programação faz parte dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, iniciativa da ONU Mulheres. No Brasil, a mobilização tem início a partir do Dia da Consciência Negra (20/11) até o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Neste período, listamos quatro serviços essenciais para elas no transporte

Abrigo Amigo (pontos de ônibus)

O projeto Abrigo Amigo oferece companhia a mulheres que aguardam sozinhas no ponto de ônibus. Por meio de paineis digitais instalados em pontos de ônibus, elas conseguem participar de uma videochamada com uma atendente do programa.

Para iniciar a chamada, basta a passageira pressionar um botão na tela do painel digital. O equipamento tem conexão direta com uma central de atendimento, com funcionamento das 20h às 5h.

O Abrigo Amigo pode ser usado para situações de emergência. Nesse caso, a atendente pode acionar a polícia ou o socorro médico. Os pontos de ônibus beneficiados contam com câmera noturna, microfone, sensor de presença e conexão à internet. A passageira e a atendente conseguem conversar olhando uma para a outra. A atendente consegue visualizar o ponto de ônibus onde a passageira está e a movimentação ao redor dela.

Espaço Acolher (CPTM)

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o Espaço Acolher oferece atendimento humanizado e com privacidade para vítimas de violência ou importunação sexual em 34 estações da companhia.

Os colaboradores da CPTM são responsáveis por encaminhar vítimas para o Espaço Acolher. Longe do infrator, a mulher recebe atendimento e pode ser transportada para uma delegacia ou outro local de preferência. A vítima também pode ser encaminhada para a estação mais próxima com um Espaço Acolher. A ideia é que o atendimento ocorra da forma mais pontual possível para que a vítima seja encaminhada logo para o melhor destino. Além disso, os trens e estações possuem câmeras de monitoramento que podem auxiliar na identificação do autor, para ser abordado quando tentar entrar no sistema novamente.

Posto Avançado de Apoio à Mulher (Metrô)

As estações do Metrô contam com uma opção semelhante para atender vítimas de crimes sexuais. Há dois Postos Avançados de Apoio à Mulher, um localizado na estação da Luz e outro na Santa Cecília. Eles funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto em feriados.

Os Postos Avançados de Apoio à Mulher recebem mulheres vítimas de violência e pessoas que presenciaram esse tipo de situação. Lá, funcionários capacitados fazem o atendimento junto a agentes da Prefeitura de São Paulo.

A ação é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo. Por meio dela, os Postos Avançados de Apoio à Mulher contam com assistentes sociais prontos para atender casos de violência contra mulher.

Em todo o sistema metroviário, há agentes de segurança capacitados para esse tipo de atendimento, além do encaminhamento das vítimas para as delegacias especializadas, facilitando o registro das denúncias. Os agentes de estação, operadores de trem e demais funcionários da operação também estão devidamente instruídos para auxiliar nesses casos, acionando os seguranças que prestarão pronto atendimento às vítimas.

Espaço Maternidade (Metrô e CPTM)

Em estações de trem e metrô estratégicas, mulheres com filhos encontram no Espaço Maternidade um local para descanso, alimentação e outros cuidados de bebês e crianças.

A estrutura inclui sanitário acessível, sala de aleitamento, trocadores de fraldas, copa equipada com pia, filtro de água, frigobar e micro-ondas, além de um espaço infantil para o conforto das crianças. O Espaço Maternidade está presente em duas estações: Tatuapé (Metrô) e Luz (CPTM).

Parceria com app 99

Mulheres que foram vítimas de violência doméstica ou familiar têm direito a transporte gratuito e seguro por meio do app de transporte 99 a unidades de apoio, como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Instituto Médico-Legal (IML), entre outras redes.O serviço é acionado após a vítima entrar em contato com a Polícia Militar. As policiais que atendem as ocorrências na Cabine Lilás podem solicitar a corrida para a mulher, como forma de apoio às vítimas, junto a motoristas parceiros da 99. As vítimas que estão em situação emergencial e de risco imediato são atendidas diretamente pela Polícia Militar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 15h03 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 35°

Mon 27°C 19°C
Tue 32°C 19°C
Wed 29°C 18°C
Thu 29°C 18°C
Fri 33°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio