
A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (26) a quarta fase da Operação Big Mobile, com o objetivo de desarticular organizações criminosas envolvidas na receptação de celulares roubados ou furtados. As fiscalizações ocorrem em diferentes endereços do estado de São Paulo, definidos a partir de levantamentos de inteligência que identificam os principais locais para onde os aparelhos são levados após o crime.
Esse mapeamento foi feito com base nos boletins de ocorrência registrados pelas vítimas. As equipes iniciaram as fiscalizações nesta manhã, principalmente em lojas com indícios de negociação de aparelhos sem procedência.
“Analisamos cada boletim de ocorrência para identificar padrões e os endereços onde esses celulares podem estar sendo direcionados. Assim conseguimos avançar nas investigações e no combate a esse tipo de crime”, reforçou o delegado-geral, Artur Dian, sobre a importância de que as denúncias tragam o máximo de detalhes possível, incluindo dinâmica do crime, endereço e o número do IMEI — identificação única do aparelho.
Nas três fases anteriores da Operação Big Mobile, a Polícia Civil apreendeu mais de 26 mil celulares sem procedência legal em todo o estado de São Paulo.
A ação está em andamento.
O SP Mobile é o primeiro sistema estadual a integrar, de forma estruturada, ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de celulares, fortalecendo o enfrentamento ao crime organizado e ampliando a segurança da população.
Desde a expansão do projeto para todo o estado, mais de 11 mil aparelhos foram recuperados por meio de comparecimentos, buscas e ações das Polícias Civil e Militar contra estabelecimentos e pontos de receptação, venda e comercialização de celulares produtos de crime.
Além das notificações, os agentes também realizam buscas a partir de mandados judiciais e fiscalizações em estabelecimentos comerciais para identificar receptadores e desarticular redes criminosas de revenda de aparelhos.
São Paulo Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
São Paulo Black Friday: consulta do Procon-SP revela que consumidor desconfia de ofertas, mas reage a gatilhos de marketing
São Paulo Acordo SP + Verde já soma mais de 500 hectares recuperados e R$ 2 milhões em multas ambientais
São Paulo Governo de SP e MP deflagram megaoperação ‘Poço de Lobato’ contra maior devedor de tributos do Estado
São Paulo SP sedia encontro nacional para redefinir estratégias de vigilância em saúde diante de novos desafios globais
São Paulo Governo de SP projeta mais de 750 quilômetros de rodovias duplicadas com concessões Mín. 17° Máx. 28°
