
Com linguagem leve e divertida, Legumes e Verduras – Onde Eles Nascem?, com autoria da nutricionista Sonia Tucunduva Philippi, professora e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, ajuda as crianças a descobrirem os segredos das cores, formas e sabores dos alimentos que chegam à mesa. O livro foi lançado na sexta-feira (5), na zona oeste de São Paulo.
Acompanhados de Isadora, Valentim e da vovó, os leitores vão aprender, entre histórias e jogos, onde nascem tomates, cenouras, brócolis, abóboras e muitos outros alimentos – alguns nascem embaixo da terra e outros em cima da terra. Também vão conhecer curiosidades sobre alguns tipos de verduras, temperos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) – podem ser folhas, flores, frutas, raízes ou sementes, ricas em nutrientes.
“Como escritora, docente e pesquisadora na área de nutrição, depois de dezenas de livros acadêmicos e artigos científicos, resolvi focar nas crianças, até pela ausência de literatura infantil brasileira na área de nutrição e por ser a infância uma janela de oportunidade para uma educação nutricional efetiva”, destaca Sonia.
A autora explica que em seu último livro publicado, Pirâmide dos Alimentos Infantil, o grupo das Frutas, Legumes e Verduras (FLV) assumiu destaque e protagonismo dada sua importância para a saúde, crescimento e desenvolvimento das crianças. Ela também acrescentou informações sobre Pancs, ervas e especiarias (gengibre, cúrcuma, alho, cebola), importantes para a rotina alimentar diária infantil.
“O uso do grupo FLV é uma forma de incentivar um padrão alimentar saudável e protetor na infância, englobando diversidade alimentar e alimentos in natura, respeitando a diversidade cultural e incentivando o padrão alimentar brasileiro”, ressalta Sonia. “Acredito que a educação, a leitura e a formação de hábitos alimentares saudáveis são importantes para a transformação do cenário epidemiológico que vivenciamos atualmente: obesidade, transtornos de comportamento, doenças cardiovasculares e outras condições”, complementa.
O novo livro vem na sucessão de Frutas – Onde Elas Nascem? e traz ainda receitas simples e criativas, mostrando que comer bem pode ser saboroso, lúdico e muito divertido. É uma obra que une afeto, aprendizado e saúde na rotina familiar, segundo a professora, que também é autora de vários livros na área de alimentação e nutrição.

“Apresentando o mundo dos legumes e verduras de forma lúdica, educativa e transformadora, aproximamos a criança de forma divertida e responsável da ciência da Nutrição, por uma viagem cheia de cores, cheiros e sabores. Entre histórias, curiosidades e brincadeiras (como o jogo Frutaventura), receitas fáceis, nutritivas e deliciosas, para fazer em casa e na escola, para comer com a família e com os amiguinhos, porque comer bem também é uma aventura! “, finaliza.
Sonia Tucunduva Philippi é escritora, docente e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, onde atua como professora associada e possui mestrado e doutorado pela própria instituição. Com trajetória marcada pela atuação acadêmica e profissional, já presidiu a Associação Paulista de Nutrição, foi vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3) e integrou a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban).
Sua contribuição à área lhe rendeu importantes reconhecimentos, entre eles o prêmio 100 Mais Influentes da Saúde, o Prêmio Saúde da Editora Abril, o título de Destaque Acadêmico pelo CRN-3 e a homenagem como Grande Nome da Pediatria e da Nutrição Infantil Pediátrica, concedida pelo Sabará, PENSI e Fundação Setubal.
Sonia orientou pesquisas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica, além de coordenar na Editora Manole a coleção Guias de Nutrição e Alimentação, que reúne mais de dez livros publicados, incluindo a Tabela Tucunduva. Também desenvolveu o software Virtual Nutri Plus Web. É autora de diversos capítulos de livros e de artigos em periódicos nacionais e internacionais.
Infraestrutura Governo de Minas entrega obras do Anel Viário de Bocaiúva e inaugura novo marco de mobilidade e desenvolvimento no Norte do estado
Geral Quatro dias após ventania, SP tem mais de 60 mil clientes sem luz
Geral Ministério diz que Enel pode perder concessão se não cumprir metas Mín. 22° Máx. 32°
