
O estado de São Paulo alcança, em 2025, um marco histórico no turismo internacional, com a estimativa de 2,8 milhões de turistas estrangeiros, o maior volume já registrado. O resultado consolida São Paulo como o principal destino e a maior porta de entrada do Brasil para visitantes internacionais, reforçando sua relevância estratégica no cenário nacional e global do turismo. As estimativas são do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
O desempenho confirma a capacidade de crescimento do setor turístico paulista, que avança acima da média da economia do estado em um contexto de retomada e expansão do turismo mundial. A consolidação de uma maior propensão ao consumo de viagens, no Brasil e no exterior, aliada à força do mercado interno e à conectividade internacional do estado, sustenta esse movimento positivo.
De acordo com o CIET, o fluxo total de turistas em São Paulo deve atingir 51,5 milhões de visitantes em 2025, superando em 500 mil a projeção inicial para o ano. Desse total, 48,7 milhões correspondem ao turismo nacional, com crescimento de +4,3%, enquanto o turismo internacional apresenta uma expansão expressiva de 23,1%, evidenciando o fortalecimento da presença do estado nas rotas globais de viagem.
O avanço do fluxo turístico tem impacto direto na economia paulista. A estimativa é que o PIB do turismo alcance R$ 341 bilhões em 2025, crescimento de +3,75% em relação a 2024, elevando a participação do setor para 9,75% do PIB total do estado. O resultado supera as expectativas iniciais e reflete, sobretudo, o melhor desempenho da chegada de turistas internacionais, o fortalecimento do turismo de proximidade e a robustez do mercado de trabalho no setor.
A liderança de São Paulo como principal porta de entrada do turismo internacional no Brasil é sustentada por sua infraestrutura logística e aérea. O estado abriga o maior hub aeroportuário do Hemisfério Sul e da América Latina, formado pelos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos, responsáveis pela maior parte das conexões internacionais do país. Em 2025, esse sistema deve movimentar 84 milhões de embarques e desembarques, enquanto o fluxo total nos aeroportos paulistas, incluindo os 11 aeroportos regionais, deve alcançar 86,2 milhões de passageiros.
O crescimento do turismo também foi observado na geração de emprego e renda. A projeção é de um saldo líquido de 39 mil novos postos de trabalho formais diretos no setor, elevando o estoque de empregos formais no turismo para 972.371, um crescimento de +4,2% em relação ao ano anterior.
São Paulo Governo de São Paulo libera R$ 3,3 milhões para obras de travessias da Defesa Civil no interior paulista
Geral Operação Barricada Zero removeu 6,5 toneladas de bloqueios no Rio
São Paulo São Paulo concentra 14 das 20 melhores rodovias do país, mostra pesquisa da CNT
São Paulo Operação Verão Integrada: 150 drones monitoram o litoral para garantir a segurança dos banhistas
São Paulo SP realiza 1,3 milhão de cirurgias eletivas em 2025, maior número da história do SUS paulista
São Paulo Todas as linhas do Metrô de SP funcionarão 24 horas entre sábado (27) e domingo (28) Mín. 22° Máx. 34°
