
O Governo de São Paulo envia nesta segunda-feira (5) 2.100 itens como cobertores, colchões, cestas básicas e materiais de higiene para famílias desalojadas pelas chuvas em Mongaguá, na Baixada Santista . A cidade foi uma das mais afetadas pelas fortes tempestades que atingiram a região no domingo (4). Desde o dia 29 de dezembro, o Gabinete de Crise SP Sempre Alerta monitora a situação meteorológica em todo o estado.
Apesar do grande volume de chuva, não há registro de mortos, feridos ou desaparecidos. Ao todo, são 236 pessoas desalojadas em São Paulo, além de 133 desabrigados.
Em Mongaguá, a chuva forte com rajadas de vento causou pontos de alagamento e queda de estrutura metálica. Foram registradas 94 pessoas desabrigadas e 230 desalojadas na cidade, que solicitou ajuda humanitária ao Estado. Os itens vão ser enviados pelos caminhões da Defesa Civil e do Fundo Social.
O gabinete de crise reúne representantes de órgãos estaduais, concessionárias de serviços essenciais e agências reguladoras, com decisões baseadas em dados técnicos e informações consolidadas em tempo real. A atuação é apoiada pelo Painel de Inteligência da Defesa Civil, ferramenta tecnológica utilizada para o monitoramento e subsidiar a tomada de decisões.
Durante todo o domingo, foram monitorados também pelas equipes do Governo de São Paulo interdições em rodovias e problemas técnicos em estações de tratamento de água por conta das fortes chuvas.
Veja outras ocorrências atendidas pelo Gabinete de Crise SP Sempre Alerta:
Peruíbe – Chuva forte com rajadas de vento causou pontos de alagamento em vias públicas. Quatro pessoas ficaram desalojadas.
Cubatão – Chuva forte com rajadas de vento provocou extravasamento de rio. 36 pessoas ficaram desabrigadas temporariamente.
Juquitiba – Chuva forte com rajadas de vento causou alagamentos em vias públicas. Não houve vítimas, desalojados ou desabrigados.
Ubatuba – Chuva forte com rajadas de vento causou alagamentos de vias, deslizamento no bairro Camburi e solapamento de via. Não houve vítimas, desalojados ou desabrigados.
Rio Grande da Serra – Chuva forte com rajadas de vento causou deslizamento de terra em residência, atingindo o banheiro do imóvel. Não houve vítimas. Três pessoas ficaram desabrigadas, sendo assistidas pela assistência social.
Pedro de Toledo – Chuva forte com rajadas de vento causou quedas de árvores sobre via pública, atingindo fiação elétrica no bairro Fazenda São José. Não houve vítimas, desalojados ou desabrigados.
Juquiá – Chuva forte com rajadas de vento causou quedas de árvores sobre via pública, queda de muro e destelhamento de duas residências e um ginásio. Não houve vítimas. Duas pessoas ficaram desalojadas.
Ribeirão Pires – Chuva forte com rajadas de vento causou alagamentos, acúmulo de lixo nas vias, deslizamento de terra, interdição temporária de vias públicas e queda parcial do muro de uma residência. Não houve vítimas.
Itariri – Chuva forte com rajadas de vento causou o transbordamento de rios no distrito de Ana Dias, provocando alagamentos e danos em duas pontes, sendo uma totalmente danificada, resultando na interdição do acesso pela via principal.
Ribeirão Preto – Chuva forte com rajadas de vento causou o destelhamento total de uma residência. Não houve vítimas, desalojados ou desabrigados.

Geral Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 10 milhões
São Paulo Férias no Museu Catavento: confira ciência, arte e cultura em mais de 35 atividades gratuitas e oficinas
São Paulo Em três anos, SP restaura 34 mil hectares de florestas, área equivalente a 200 parques do Ibirapuera
São Paulo Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos em seis cidades do estado de SP
Espírito Santo Seger fortalece governança e leva municípios a zerarem a inadimplência na apresentação das prestações de contas de convênios estaduais em 2025
São Paulo Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza entrega mais de mil bolsas entre 2023 e 2025
São Paulo Governo de SP amplia presença global do estado e fortalece exportações em 2025
São Paulo Caminho da Capacitação inicia primeiro ciclo do ano em cinco municípios da região metropolitana de SP
São Paulo PPP Novas Escolas amplia infraestrutura da rede estadual em SP e tem 14 obras acima de 45% de execução Mín. 19° Máx. 29°
