
Menos de 8% das gestantes do Espírito Santo receberam a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) desde o início da campanha, em 8 de dezembro. Até esta segunda-feira (12), foram aplicadas 3.721 doses, o que corresponde a 7,18% do total estimado de 51.811 gestantes no Estado, segundo dados do sistema Vacina e Confia (VeC).
Incorporada recentemente ao Calendário Nacional da Gestante do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina é destinada a mulheres a partir da 28ª semana de gestação e tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos, por meio da chamada imunidade passiva. O esquema é de dose única por gestação e pode ser administrado junto a outros imunizantes do calendário.
Na última sexta-feira (9), o Ministério da Saúde enviou a segunda remessa da vacina ao Estado, com 10.360 doses, que começaram a ser distribuídas às regionais Norte, Sul, Central e à Região Metropolitana a partir desta segunda (12). A primeira remessa, com 13.935 doses, chegou em 3 de dezembro.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, reforçou a importância da imunização. “É muito importante que as mamães procurem a sala de vacinação mais próxima e se imunizem”, destacou.
Em 2025, o VSR foi o principal agente dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Espírito Santo, com 718 notificações, o equivalente a 18,9% do total. Desse número, 91,78% ocorreram em crianças de 0 a 4 anos. Dos 20 óbitos registrados por VSR, oito foram nessa faixa etária.
Além da vacina contra o VSR, o Estado recebeu 30 mil doses da vacina contra a dengue, destinadas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e 25 mil doses da vacina contra a Varicela, com foco em crianças menores de 4 anos e profissionais de saúde.
Saúde Videolaparoscopia é recomendada para cirurgias bariátricas
Saúde Pública Ordem de serviço autoriza nova fase das obras do Hospital do Câncer
Saúde Viscossuplementação reduz dor e melhora função articular Mín. 21° Máx. 33°
