
Os espaços da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo estão com a programação a todo vapor, circulando por diversas cidades por meio do programa CULTSP Na Estrada. Além das atrações itinerantes, as atividades nos espaços culturais não param, tanto na capital quanto no interior. A relação completa de atrações está disponível na Agenda Viva SP, a plataforma colaborativa do Governo de SP, e pode ser acessada em agendavivasp.com.br .
No interior, a itinerância é destaque. Em Lençóis Paulista, o Espaço Cultural “Cidade do Livro” recebe o MIS Experience 360º, com a exposição “O Cinema de Billy Wilder”, disponibilizada por meio da tecnologia de realidade virtual. Já a carreta do Museu Catavento chega a duas novas cidades: Cordeirópolis e Limeira, trazendo parte do acervo do museu com nove experiências interativas. Na programação dos espaços culturais, as atividades de férias do Museu Índia Vanuíre são destaque.
Já na capital paulista, a diversão fica por conta da programação de férias do Museu da Imigração, com apresentação musical e teatro, além do espaço Mundo de Brincar, voltado para as crianças; e, nas Fábricas de Cultura, a programação que une artes circenses e atividade física, para ninguém ficar parado.
Confira a programação completa:
Exposição de Billy Wilder chega a Lençóis Paulista em realidade virtual
O MIS Experience 360º chega, a partir do dia 21, à cidade de Lençóis Paulista, trazendo, em realidade virtual (VR), a exposição “O cinema de Billy Wilder”. Utilizando óculos de realidade virtual, os visitantes podem vivenciar a exposição que ficou em cartaz na capital paulista, promovendo uma verdadeira imersão na obra do diretor de “Crepúsculo dos Deuses”, “Quanto Mais Quente Melhor” e “Pacto de Sangue”, entre outros clássicos inesquecíveis de Hollywood.
CULTSP na Estrada leva atrações a Cordeirópolis e Limeira
O CULTSP na Estrada, projeto do Governo do Estado de São Paulo, continua em janeiro com a carreta itinerante “Museu Catavento: Ciência que vai até você”. A unidade móvel recria parte do acervo do museu com nove experiências interativas nas áreas de física, química, biologia, geografia e história. Nos próximos dias, a carreta visita as cidades de Cordeirópolis e Limeira.
Férias no Museu da Imigração tem Mundo de Brincar, música e teatro
Neste sábado, o Museu da Imigração continua com a sua programação de férias repleta de atividades. A diversão começa com o espetáculo infantil “ANA”, com a Cia. Lúdicos, em duas apresentações, e continua com a atividade musical “Para Além do Trem das Onze”, com canções que retratam o cotidiano da cidade de São Paulo. Neste dia, a entrada é gratuita também no Espaço de Leitura Infantojuvenil e no “Mundo de Brincar”, que traz atividades para crianças com até 12 anos, como cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador e amarelinha, além de um espaço criativo com desenhos para colorir, massinhas, tintas, pincéis e outros materiais.
Brinquedos, pintura, artesanato e miniolimpíada de saberes indígenas em Tupã
Nestas férias, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã, apresenta programação diversificada para a criançada. No dia 20, acontece uma oficina de brinquedos tradicionais indígenas. No dia 21, é a hora de aprender e testar os conhecimentos na miniolimpíada de saberes indígenas. Já no dia 22, acontece a Oficina de Língua e Expressões Indígenas e, no dia 23, a oficina de pintura e confecção de artesanatos indígenas.
Férias acrobáticas nas Fábricas de Cultura
Nestas férias, as Fábricas de Cultura oferecem atividades que envolvem, além de arte e cultura, saúde e bem-estar. Utilizando os conhecimentos das artes circenses, a Fábrica de Cultura Brasilândia promove oficina de aéreos, com as práticas de tecido acrobático, lira e trapézio. Já na Fábrica de Cultura Jaçanã, a coordenação motora é trabalhada com a aula aberta de malabarismo e equilibrismo, em suportes como clave, aros e rola-rola.
São Paulo IPVA 2026: posso parcelar o imposto em quantas vezes?
São Paulo Governo de SP alerta sobre maior risco de aparecimento de escorpiões no verão
São Paulo Centro de pesquisa apoiado pela Fapesp buscará soluções para principal ameaça à citricultura paulista Mín. 20° Máx. 32°
