
Com a economia mineira operando em patamares de pleno emprego e alcançando o marco histórico de um milhão de postos de trabalho gerados, o estado tem consolidado sua força produtiva de forma expressiva. Nesse contexto, um dos principais desafios para o desenvolvimento econômico é a formação de mão de obra qualificada, sobretudo em áreas técnicas e operacionais.
Entre esses desafios, destacam-se as diferenças regionais do mercado de trabalho, a ampla capilaridade territorial do estado e as especificidades socioeconômicas de cada região.
Com o objetivo de enfrentar esse cenário, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , conduz o Mapa Mineiro de Qualificação Profissional .
O mapeamento identifica as principais demandas de mão de obra em todo o estado e orienta a oferta de cursos gratuitos dos programas Trilhas de Futuro , da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) , e Minas Forma , da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) , conectando a capacitação da população às oportunidades do mercado.
A coleta de dados ocorre por meio de um formulário eletrônico, onde as empresas podem participar indicando as ocupações e áreas de qualificação mais demandadas em seus setores, formalizando suas contribuições por meio deste link no site da Sede-MG .
“A partir desse diagnóstico, identificamos as necessidades do setor produtivo e direcionamos a formação às demandas reais do mercado, conectando o profissional às oportunidades geradas em cada região do estado”, avalia o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Daniel Medrado.
Trilhas de Futuro
O programa Trilhas de Futuro registra, ao longo de suas seis edições, 1.937.180 inscrições, com 127.342 matrículas vigentes e 95.332 estudantes formados, envolvendo 398 instituições de ensino contratadas e 178 municípios.
“O Trilhas é um programa muito importante, pois traz ofertas diversificadas em várias áreas do conhecimento, com cursos nos eixos tecnológico, de humanas e da saúde, entre outros. Isso conduz o estado para um caminho estratégico, contribuindo não apenas para a qualificação profissional, mas também para a educação e o desenvolvimento econômico”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Kellen Senra.
Minas Forma
O Minas Forma também se consolida como uma das principais políticas públicas de qualificação profissional do estado, com investimento aproximado de R$ 24 milhões e oferta de cerca de 13 mil vagas até 2026. Desde o início da execução, o programa já contabiliza 5.404 pessoas formadas.
“O Minas Forma é um programa estratégico porque conecta, de maneira direta, as demandas do setor produtivo às oportunidades de qualificação profissional. Esse alinhamento se traduz em mais mineiros empregados. A partir do diálogo permanente com as empresas, conseguimos ofertar cursos que fazem sentido para cada região, preparando trabalhadores para vagas que já estão sendo geradas. Com isso, fortalecemos a economia local, ampliamos as oportunidades de emprego e promovemos mais desenvolvimento e prosperidade para Minas Gerais”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.
São Paulo Governo de SP lança edital para selecionar projetos de startups que tragam soluções para desafios da administração pública
São Paulo Centro de Integração da Cidadania promove Feirão de Empregos com mais de 80 vagas na zona sul de SP
São Paulo Operação Verão Integrada: Governo de SP envia ajuda humanitária para 20 mil pessoas em cidades do litoral Mín. 19° Máx. 29°
