
Com a economia mineira operando em patamares de pleno emprego e alcançando o marco histórico de um milhão de postos de trabalho gerados, o estado tem consolidado sua força produtiva de forma expressiva. Nesse contexto, um dos principais desafios para o desenvolvimento econômico é a formação de mão de obra qualificada, sobretudo em áreas técnicas e operacionais.
Entre esses desafios, destacam-se as diferenças regionais do mercado de trabalho, a ampla capilaridade territorial do estado e as especificidades socioeconômicas de cada região.
Com o objetivo de enfrentar esse cenário, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , conduz o Mapa Mineiro de Qualificação Profissional .
O mapeamento identifica as principais demandas de mão de obra em todo o estado e orienta a oferta de cursos gratuitos dos programas Trilhas de Futuro , da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) , e Minas Forma , da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) , conectando a capacitação da população às oportunidades do mercado.
A coleta de dados ocorre por meio de um formulário eletrônico, onde as empresas podem participar indicando as ocupações e áreas de qualificação mais demandadas em seus setores, formalizando suas contribuições por meio deste link no site da Sede-MG .
“A partir desse diagnóstico, identificamos as necessidades do setor produtivo e direcionamos a formação às demandas reais do mercado, conectando o profissional às oportunidades geradas em cada região do estado”, avalia o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Daniel Medrado.
Trilhas de Futuro
O programa Trilhas de Futuro registra, ao longo de suas seis edições, 1.937.180 inscrições, com 127.342 matrículas vigentes e 95.332 estudantes formados, envolvendo 398 instituições de ensino contratadas e 178 municípios.
“O Trilhas é um programa muito importante, pois traz ofertas diversificadas em várias áreas do conhecimento, com cursos nos eixos tecnológico, de humanas e da saúde, entre outros. Isso conduz o estado para um caminho estratégico, contribuindo não apenas para a qualificação profissional, mas também para a educação e o desenvolvimento econômico”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Kellen Senra.
Minas Forma
O Minas Forma também se consolida como uma das principais políticas públicas de qualificação profissional do estado, com investimento aproximado de R$ 24 milhões e oferta de cerca de 13 mil vagas até 2026. Desde o início da execução, o programa já contabiliza 5.404 pessoas formadas.
“O Minas Forma é um programa estratégico porque conecta, de maneira direta, as demandas do setor produtivo às oportunidades de qualificação profissional. Esse alinhamento se traduz em mais mineiros empregados. A partir do diálogo permanente com as empresas, conseguimos ofertar cursos que fazem sentido para cada região, preparando trabalhadores para vagas que já estão sendo geradas. Com isso, fortalecemos a economia local, ampliamos as oportunidades de emprego e promovemos mais desenvolvimento e prosperidade para Minas Gerais”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.
São Paulo Aniversário do Museu da Imigração, Projeto Guri na e exposição no MIS Experience; veja destaques do Agenda Viva SP
São Paulo Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda atingem 1 bilhão de passageiros transportados nos últimos quatro anos
Geral Nova série da TV Brasil, Afiadas aborda com humor desafios femininos
São Paulo Governo de SP ultrapassa 6,3 mil títulos rurais com nova entrega para produtores do oeste paulista
São Paulo Rodovia de Ribeirão Preto ganha passagem aérea para travessia segura de animais silvestres
São Paulo Polícia Civil de SP resgata 141 animais em condições de maus-tratos em residência na zona leste da capital
São Paulo CULTSP PRO lança mais de 2 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação cultural e anuncia novas parcerias para empregabilidade
São Paulo Qualifica SP-Empreenda: segundo ciclo encerra inscrições na próxima terça-feira (30)
São Paulo Livros esquecidos na estante? Feira na Faculdade de Educação da USP promove troca de exemplares Mín. 16° Máx. 30°
