
A Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo colocou neste domingo (22) o Ônibus SP Por Todas na passagem dos megablocos do carnaval de rua na região do Parque Ibirapuera, zona sul da capital, para conscientizar sobre a importância da proteção das mulheres.
A unidade móvel ofereceu acolhimento, orientação e encaminhamento para mulheres em busca de apoio durante a folia.
“A proteção das mulheres é prioridade do Governo do Estado. Estar presente nos megablocos é reafirmar que nenhuma mulher está sozinha: nossa equipe oferece acolhimento, orientação e encaminhamento imediato, garantindo resposta rápida e humanizada para que segurança e respeito façam parte da diversão”, afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Dra. Adriana Liporoni.

O ônibus funciona como ponto de atendimento especializado em meio à grande circulação de pessoas, com equipe preparada para escuta qualificada, informações sobre direitos, suporte psicossocial e direcionamento à rede de proteção, quando necessário. O objetivo é garantir resposta rápida a situações de assédio, importunação ou qualquer forma de violência contra a mulher.
A estrutura também atua de forma preventiva e educativa, ampliando a visibilidade das políticas públicas voltadas às mulheres e reforçando a mensagem de que diversão e respeito devem caminhar juntos, especialmente em eventos de grande porte.
Equipes da Secretaria de Políticas para a Mulher levaram ainda a bandeira do movimento SP Por Todas e mensagens de conscientização, combate ao assédio sexual e proteção às mulheres e distribuíram adesivos do protocolo Não se Cale e do app Mulher Segura, que permite registro de boletins de ocorrência 24 horas.

As ações de conscientização e divulgação do movimento SP Por Todas começaram no pré-Carnaval e se estenderam nos dias de Carnaval , com a bandeira do movimento SP Por Todas percorrendo o Sambódromo e blocos de rua da capital. Equipes da Secretaria de Políticas para a Mulher também levaram a bandeira do movimento e mensagens de conscientização, combate ao assédio sexual e proteção às mulheres.
Além disso, foram distribuídos panfletos do protocolo Não se Cale e adesivos que incentivam o uso do aplicativo Mulher Segura . O app conta ainda com botão do pânico, que pode ser acionado por mulheres com medidas protetivas que precisem de ajuda imediata.

Paralelamente, a Polícia Civil intensifica o combate à violência de gênero com o reforço da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Móvel . Mulheres vítimas de qualquer tipo de violência também contaram com atendimento especializado neste final de semana em blocos na zona oeste e zona sul da capital, com equipes preparadas para ouvir as vítimas, registrar ocorrências e encaminhá-las, quando necessário, a uma delegacia física ou a outros serviços, como o Instituto Médico Legal (IML).

São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas. Entre as soluções está o aplicativo SP Mulher Segura , que conecta a mulher diretamente à polícia em casos de risco, além da ampliação de serviços especializados em todo o estado.


São Paulo Unesp: guia reforça orientações para recepção de ingressantes e enfrentamento ao trote no início do ano letivo
São Paulo Filme dos anos 90 inspirou tricampeão brasileiro de hóquei no gelo
São Paulo USP recebe mais de 11 mil novos alunos em semana de atividades de integração
Geral Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 116 milhões
São Paulo Estrada de Ferro de Campos do Jordão: concessão prevê ampliar experiências turísticas na Serra da Mantiqueira
São Paulo Time São Paulo Paralímpico abre temporada 2026 com foco em conquistas internacionais; veja lista de atletas Mín. 21° Máx. 31°
