
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta segunda-feira (23), um alerta de nível laranja, classificado como “Perigo”, para chuvas intensas em todo o Espírito Santo. O aviso é válido até as 23h59 da próxima sexta-feira (27).
De acordo com o instituto, a previsão indica acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 50 e 100 milímetros por dia. Além do grande volume de chuva, há previsão de ventos intensos, com rajadas que podem variar entre 60 e 100 km/h.
O INMET alerta para riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de estruturas metálicas, além de alagamentos em áreas urbanas e rurais e incidência de descargas elétricas (raios).

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é orientado evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, aparelhos elétricos devem ser desligados das tomadas e o quadro geral de energia deve ser desativado em situações de inundação ou tempestade severa.
Em caso de perigo iminente ou ocorrências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Alerta Climático CICC emite alerta para seca e aumento do risco de incêndios no Espírito Santo
tempo Semana começa com nebulosidade e chuva isolada; tempo firme retorna ao Espírito Santo na quinta-feira
Clima Inmet alerta para calor extremo Mín. 19° Máx. 24°