
O distrito de Vieira Machado, em Muniz Freire, se prepara para receber, neste sábado (15), a 5ª edição do Festival da Costela Fogo de Chão. A programação começa às 14h, com entrada gratuita e distribuição gratuita de 1,5 tonelada de costela preparada no tradicional fogo de chão. A expectativa da organização é receber aproximadamente 8 mil pessoas, entre moradores de Muniz Freire e visitantes de outros municípios.

A programação musical terá início às 15h, com Jessé Santana, que apresentará um show de moda de viola. Às 18h, o palco recebe Cleone Miranda. A abertura oficial do festival será realizada às 19h. Na sequência, Donato Fontana se apresenta às 20h, seguido pelo Musical Prateado, às 22h30. Encerrando a programação, Cleone Miranda retorna ao palco à 0h30.

A organização do festival é da Associação Cultural, Ambiental, Gastronômica, Esportiva, Social e Turística do distrito de Vieira Machado (ACAGEST-VM). A preparação da carne conta com a participação de churrasqueiros voluntários. Na sexta-feira (14), as costelas serão temperadas e colocadas para assar a partir das 22h, garantindo o preparo para a distribuição no sábado.
Prefeitura apoia estrutura e organização

A Prefeitura de Muniz Freire participa do apoio estrutural ao festival. Entre as ações realizadas está a terraplanagem do espaço onde será realizada a festividade, executada pela Secretaria Municipal de Obras.
Nesta terça-feira (11), foi realizada uma reunião de alinhamento para definir os últimos detalhes e organizar as ações necessárias para a realização do evento. Paralelamente, teve início a montagem do palco. Na quinta-feira (13), está prevista a instalação dos banheiros e das tendas que irão compor a estrutura da festa.
Para o presidente da ACAGEST-VM, João Lúcio Thomaz, a realização do festival representa uma oportunidade de valorizar Vieira Machado, fortalecer a identidade da comunidade e ampliar a visibilidade do distrito.
“O Festival da Costela já se tornou uma tradição para Vieira Machado e para todo o município. A cada edição, recebemos visitantes de diferentes cidades, o que demonstra a força que o evento conquistou. Além de proporcionar um momento de confraternização para as famílias, a festa ajuda a divulgar nosso distrito, movimentar a economia local e mostrar tudo o que Vieira Machado tem a oferecer.”
O secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Liniker Costa Alves, destaca a importância da parceria entre a Prefeitura e a organização para garantir a estrutura necessária ao evento.

“A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, está presente no apoio à estrutura e à organização do festival. Nosso objetivo é contribuir para que o evento aconteça com segurança, qualidade e acolhimento para moradores e visitantes. Festividades como essa fortalecem a cultura local, promovem o lazer e ajudam a movimentar a economia do município.”
O prefeito de Muniz Freire, Gesi Antonio da Silva Junior, o Dito Silva, ressalta que o Festival da Costela representa a força da organização comunitária e contribui para valorizar os distritos do município.
“O Festival da Costela é uma demonstração da força e da união da comunidade de Vieira Machado. É uma festa que nasceu da participação das pessoas e que, a cada edição, ganha mais reconhecimento e atrai visitantes de diferentes lugares. Como Prefeitura, temos o compromisso de apoiar iniciativas que valorizem nossos distritos, fortaleçam nossa cultura e movimentem a economia local. Esperamos receber moradores e visitantes para celebrar essa tradição junto com a comunidade de Vieira Machado.”
Tradição que movimenta Vieira Machado
O Festival da Costela Fogo de Chão de Vieira Machado integra o calendário festivo de Muniz Freire e vem se consolidando como uma das principais festividades do município. A programação reúne gastronomia, música, cultura e confraternização, além de contribuir para a movimentação do comércio e dos serviços durante o período do evento.
A expectativa de receber cerca de 8 mil pessoas reforça a dimensão alcançada pela festividade, que se tornou um importante momento de integração entre moradores e visitantes e de divulgação das potencialidades de Vieira Machado.
Com a combinação de tradição, gastronomia e música, a 5ª edição do Festival da Costela promete mais um dia de celebração e valorização da cultura e da hospitalidade de Muniz Freire.
OPORTUNIDADE Dívida atrasada? Feirão do Banestes chega a 11 cidades do ES com descontos de até 100%
OPORTUNIDADE Dívida atrasada? Feirão do Banestes chega a 11 cidades do ES com descontos de até 100%
OPERAÇÃO FERIADÃO OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA: PRF flagra quase mil motoristas sob efeito de álcool em feriado que soma 66 mortes nas estradas Mín. 18° Máx. 31°