Tuesday, 23 de April de 2024
30°

Tempo limpo

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Cidades Infraestruturs

Prefeitura de Itapemirim busca parcerias para construção de aeroporto

Estamos pensando na logística de forma estratégica, visando promover o desenvolvimento de todos os municípios da nossa região

04/10/2022 às 10h35
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Prefeitura de Itapemirim busca parcerias para construção de aeroporto

Com o objetivo de atrair investidores e promover a geração de emprego e renda para os moradores da região, a Prefeitura de Itapemirim está buscando parcerias com Marataízes e Presidente Kennedy para a instalação de um aeródromo. A conversa já foi iniciada pelos prefeitos dos três municípios.

Em reunião entre o Prefeito de Itapemirim, Dr. Antônio da Rocha Sales, e o Prefeito em exercício de Marataízes, José Amintas Pinheiro Machado (Jaiminho), o projeto foi apresentado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Itapemirim.

Os técnicos destacaram os impactos em diversos setores e a atração de novas empresas, além da geração de empregos, elevação do fluxo de pessoas, potencialização do turismo, fomento ao comércio e a geração de renda.

De acordo com o projeto, um aeródromo, além da pista, também oferece instalações, infraestrutura e pessoal para o embarque e desembarque em aeronaves de pessoas e cargas.

“Estamos pensando na logística de forma estratégica, visando promover o desenvolvimento de todos os municípios da nossa região. Além, é claro, de oferecer para o turismo e a população em geral mais mobilidade e facilidade de trafego”, frisou o Prefeito de Itapemirim, destacando a importância de trabalhar em conjunto com os municípios vizinhos.

Atualmente a única forma de recebimento e envio de produtos de Itapemirim, bem como em Marataízes e Presidente Kennedy, é por meio da malha viária, sendo a principal delas a Rodovia BR 101, cuja expectativa de tráfego é de cerca de 3.176.932 veículos no ano de 2022.

Dr. Antônio Rocha destaca que uma nova realidade empresarial se apresenta ao litoral sul com a perspectiva de implantação do Porto Central no município de Presidente Kennedy, e do terminal portuário Itaoca Offshore, em Itapemirim.

“Isto deve transformar a região em um ambiente mais atrativo para a indústria, comércio e serviços. Projeta-se ainda a construção da EF-118, ligando Vitória ao Rio de Janeiro, via Presidente Kennedy, que fará grande movimentação de cargas pesadas com destino ou provinda do Porto Central”, frisa.

A prefeitura de Itapemirim destaca, no entanto, que com esse complexo industrial forte tomando forma, faz-se ainda mais necessária a instalação de vias aéreas de transporte.

Diz que a implantação de um aeródromo impactaria diretamente a eficiência econômica de toda a região, provendo agilidade e possibilitando o transporte aéreo de curta e longa distância, não somente nas atividades diretamente ligadas ao Porto.

Possibilitaria celeridade aos turistas no acesso às praias da região, potencializando a economia local, e sobretudo proporcionar aos munícipes em seus deslocamentos aos grandes centros brasileiros seja a passeio, estudo ou negócios.

Outro ponto de destaque apontado pela Prefeitura de Itapemirim é que a própria existência do aeroporto em si representa um instrumento de desenvolvimento socioeconômico, com incremento direto na rede de hotelaria, restaurante e comércio em geral.

 

SAIBA MAIS

Aeroporto é o nome que utilizamos quando fazemos referência a um aeródromo que, além da pista, também ofereça instalações, infraestrutura e pessoal para o embarque e desembarque em aeronaves de pessoas e cargas. Como o terminal de passageiros, por exemplo. Ou seja, todo aeroporto é necessariamente um aeródromo também.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 14h08 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

Wed 31°C 20°C
Thu 30°C 20°C
Fri 28°C 20°C
Sat 28°C 20°C
Sun 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes