Monday, 29 de April de 2024
22°

Tempo limpo

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Clima Clima

Cada pessoa sente calor de um jeito

O que é a sensação térmica?

17/11/2023 às 00h00
Por: Cidade na Rede Fonte: A Redação
Compartilhe:
Foto: Climatempo
Foto: Climatempo

Nesses dias de onda severa de calor, as pessoas em geral têm sentido um calor acima do grau registrado pelos termômetros. Isto é a sensação térmica e cada corpo tem uma percepção de conforto ou desconforto de acordo com a temperatura do ar.

De acordo com a Climatempo, essa percepção térmica corporal pode ter implicações metabólicas e emocionais. Algumas pessoas suportam mais o calor e outras o frio. Uma pessoa pode se sentir confortável com uma temperatura 18°C, mas outra pode sentir está muito frio com esta mesma temperatura.

A sensação de calor do corpo pode divergir da temperatura real do ambiente. Quando saímos de uma piscina quente, por exemplo, temos a impressão de que a temperatura do ambiente está muito mais fria do que anteriormente.

As características fisiológicas e metabólicas de cada indivíduo também fazem parte do nível de calor que cada um sente. Uma pessoa com sobrepeso e sedentária vai ser mais afetada pela alta sensação térmica do que um indivíduo com peso ideal para sua idade e altura e que se exercita, por exemplo.

As roupas também vão influenciar a sensação térmica, pois elas podem contribuir ou prejudicar as funções reguladoras da temperatura corporal.

Por isso, em dias muito quentes, o ideal é usar roupas soltas, de tecidos de algodão. A roupa grudada no corpo vai dificultar a transpiração e isso aumenta a sensação de calor e o desconforto. Hoje existem roupas tecnológicas, muito usadas por esportistas, que não deixam o suor ficar em contato com o corpo.

Temperatura, vento e umidade do ar

Todos os dias existe um nível de umidade mínimo e um máximo de umidade no ar, que acompanha o comportamento da temperatura.

A chamada sensação térmica é um índice que foi criado para representar como uma pessoa sente na prática. Em geral, a sensação térmica é a temperatura modificada pela velocidade do vento e da umidade do ar.

Com a temperatura baixa e o ar muito úmido, a sensação de frio aumenta. Já o ar quente e úmido aumenta a sensação de calor e o desconforto térmico.

Em um dia quente, mas com baixa umidade do ar, o corpo humano transpira menos e o desconforto é menor, a sensação de calor é menor. Um dia com baixa temperatura, mas seco nos dá menor sensação de frio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 23h02 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

Tue 29°C 20°C
Wed 30°C 19°C
Thu 31°C 19°C
Fri 32°C 19°C
Sat °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes