Friday, 19 de April de 2024
19°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Especiais Abuso Sexual

60% dos casos atendidos no conselho tutelar de Cachoeiro são de abuso sexual

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18/05/2022 às 22h36
Por: Cidade na Rede Fonte: dia a dia ES
Compartilhe:
60% dos casos atendidos no conselho tutelar de Cachoeiro são de abuso sexual

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

 

De acordo com o coordenador da Regional II, Leandro Vieira, no Conselho Tutelar de Cachoeiro, 60% dos casos atendidos são de violência sexual.

 

Questionado se há omissão da família, especialmente das mães, Leandro diz que a omissão é da sociedade como um todo.

 

“Nem todo abuso é igual. Ele nem sempre ocorre pelo padrastro e pelo pai, nem sempre pelo tio. Os abusadores são várias figuras diferentes”, enfatiza.

 

O conselheiro entende que a omissão às vezes não vem da mãe, mas de um familiar ou vizinho que sabe e não tem coragem de denunciar. “Quem sabe e permite que essa violação aconteça está cometendo o mesmo crime do abusador”, enfatiza.

 

Segundo Leandro Vieira, no Conselho Tutelar todos trabalham pela conscientização das pessoas para denunciarem, não importa o contexto.

 

Existe um caso mais chocante que o outro quando o assunto é o abuso sexual de crianças e adolescentes? O conselheiro responde e é enfático.

 

“Para mim todos os casos são estarrecedores. Só o que difere de um caso para o outro é o tempo. Tem abusos que ocorrem por muitos anos e o adolescente passa por tudo isso sem falar nada. Mas num determinado momento o fato vem a tona”, frisa.

 

Se existe um conselho que sempre deixa aos pais e responsáveis pela crianças, é que prestem atenção na criança e saibam onde estão, com quem estão, o que estão fazendo ou jogando na internet.

 

“Diante de qualquer indício e situação relacionada a abusos contra crianças e adolescentes, não tenham medo, denunciem no disque 100, no Conselho Tutelar e na Polícia Militar. O número de pedófilos que aliciam menores pela internet é muito grande. então a gente apela para que toda a sociedade fique atenta”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 07h02 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sat 25°C 18°C
Sun 26°C 16°C
Mon 29°C 18°C
Tue 30°C 20°C
Wed 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes