
O Governo de Minas entregou, nessa terça-feira (2/12), pela primeira vez, a Medalha de Mérito Gabinete Militar do Governador (GMG), em cerimônia presidida pelo governador Romeu Zema, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Ao todo, 205 personalidades e instituições foram homenageadas com a honraria, que reconhece contribuições relevantes prestadas ao povo mineiro, ao Estado e ao próprio Gabinete Militar.
São levados em conta para a homenagem o impacto social, colaboração técnica, atuação em emergências ou fortalecimento das instituições públicas mineiras. A medalha não tem graus de distribuição e será concedida de forma única a cada indicado.
O governador, o vice-governador Mateus Simões e a primeira-dama e presidente do Servas, Christiana Renault, foram alguns dos agraciados de 2025, acompanhados de secretários de Estado, presidentes de órgãos estaduais, deputados estaduais e federais, vereadores, comandantes das Forças de Segurança do estado, ex-chefes do GMG, militares, entre outros.
“Todos os homenageados que receberam a medalha fizeram jus, têm um histórico de servir Minas Gerais e é juntos que nós estamos melhorando esse estado. Sozinho não podemos quase nada, mas juntos podemos avançar e é o que nós estamos fazendo. Agradeço todos os secretários, a Polícia Militar, Judiciário, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas. O Estado está avançando porque nós temos feito esse trabalho em conjunto”, disse o governador Romeu Zema.
Ao destacar os agraciados das Forças de Segurança de Minas, o vice-governador ressaltou o peso que essas homenagens representam. “Essas medalhas obtêm um significado ainda maior em reconhecimento àqueles que saem de casa todos os dias para defender a vida do outro”, observou Mateus Simões.
Atuação
Criado pela Lei nº 2.877/1963, durante o governo de José de Magalhães Pinto (1909-1996), o Gabinete Militar do Governador substituiu o antigo cargo de Assistente Militar e passou a atuar como órgão da administração direta, responsável por prestar assistência policial militar e ajudância-de-ordens ao chefe do Executivo.
A história do GMG também se entrelaça à da Defesa Civil de Minas Gerais. Criada em 1972, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) foi incorporada ao gabinete em 1977, por meio da Lei nº 7.157, no governo de Aureliano Chaves (1929-2003). A vinculação conferiu estrutura técnica e administrativa ao sistema estadual de proteção e defesa civil, permitindo avanços na prevenção, preparação e resposta a desastres.
A atuação do GMG se destaca pelo caráter estratégico e integrado, reunindo ações de segurança governamental, assessoramento militar e gestão da Defesa Civil. O órgão desempenha papel essencial na proteção do chefe do Executivo estadual e na coordenação de iniciativas que fortalecem a resiliência de Minas Gerais diante de desastres naturais e eventos de grande impacto.
O chefe do GMG e coordenador Estadual de Defesa Civil, Paulo Bermudes Rezende, destacou a atuação do GMG na prevenção de desastres, com a atuação na defesa civil da sociedade e na segurança das autoridades.
"Vivemos em um mundo complexo e repleto de incertezas, marcado por mudanças aceleradas, eventos climáticos cada vez mais extremos, novas formas de criminalidade e ameaças. Neste sentido, vale refletirmos sobre o que realmente garante que o Estado permaneça estável, protegido e capaz de decidir com liberdade, mesmo diante de tantos riscos e pressões. Essa reflexão é o que nos dá sentido na atuação diária do Gabinete Militar do Governador", contextualizou.
Com planejamento contínuo, inovação e articulação interinstitucional, o Gabinete Militar assegura respostas rápidas e eficientes, ampliando a capacidade de prevenção de riscos e reforçando o compromisso do Estado com a proteção da população mineira.
Essa atuação é orientada por princípios como profissionalismo, integridade, legitimidade, inovação, sustentabilidade e discrição, valores que norteiam cada atividade desempenhada pelo órgão em seu papel estratégico.
Orador oficial do evento, o secretário de Estado de Governo (Segov-MG) de Minas Gerais, Marcelo Aro, também agraciado com a medalha, enalteceu o valor da honraria a partir da importância do GMG, elogiando o chefe do órgão.
“O que faz essa medalha ser tão especial não é quem a recebe, é quem a concede. Receber essa medalha dos militares, das suas mãos, coronel Rezende, e da instituição Polícia Militar, aumenta muito a nossa responsabilidade porque o militar é aquele vocacionado que, se preciso, entrega a própria vida”, afirmou Marcelo Aro.
São Paulo Veja as 50 cidades campeãs de emprego em outubro e no ano
São Paulo Polícia de São Paulo faz operação contra rede prestadora de serviços de lavagem de dinheiro do crime organizado
Gestão Governo do Estado divulga resultado do prêmio Motorista e Motociclista Padrão 2025
São Paulo Detran-SP fará concurso para contratar 145 agentes de trânsito
São Paulo Gabaritos oficiais do Vestibulinho das Etecs saem nesta quarta-feira (3)
São Paulo Educação de SP recebe prêmio por capacitar rede pública para acolhimento de famílias atípicas
São Paulo Instituto Butantan firma parceria com biotech americana para desenvolver vacina contra a raiva com nova tecnologia de RNA
São Paulo SP anuncia chamamento de 37 novos pesquisadores do agro, primeira contratação em 20 anos
São Paulo Governo de SP reforça compromisso com a inclusão no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Mín. 20° Máx. 29°
