
O CreativeSP Connect reuniu o ecossistema da economia criativa paulista na Pinacoteca, em São Paulo, para uma rodada de negócios multisetorial com quase 100 empresas entre estúdios, agências, produtoras, desenvolvedores de games, profissionais de audiovisual e outras organizações criativas. O encontro, realizado pela InvestSP, agência paulista de promoção de investimentos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, promete fortalecer conexões, fomentar novas parcerias e ampliar oportunidades comerciais dentro e fora do Brasil.
“Além de reconhecer a criatividade como o grande ativo do século XXI, o CreativeSP a transforma em estratégia de desenvolvimento. O programa consolida a cultura e a economia criativa como uma política pública de internacionalização, estruturando pontes para que empresas e profissionais do setor acessem mercados globais de forma qualificada, com apoio institucional, inteligência de mercado e articulação internacional. Assim, São Paulo se posiciona não apenas como produtor de cultura, mas como exportador de criatividade, propriedade intelectual e inovação”, afirmou a secretária Marília Marton.
“O CreativeSP é um veículo estratégico para projetar o talento paulista no cenário internacional. Ao conectar nossas empresas da indústria criativa a compradores e parceiros globais, criamos oportunidades reais de negócios e posicionamento. Os resultados já são visíveis: o reconhecimento recente do cinema e da música brasileiros em premiações internacionais mostra que temos qualidade, competitividade e capacidade de brilhar no mundo e nosso papel é abrir esses caminhos para que mais empresas alcancem esse patamar”, destacou Julia Saluh, diretora de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP.
O evento, realizado na terça-feira (3), incluiu a apresentação dos resultados do programa em 2025, o calendário de ações para 2026 e rodadas de negócios entre participantes, um espaço pensado para troca de contatos, alinhamento de projetos e negociações concretas entre empresas de setores criativos diversos.
Desde 2022, o programa alcançou R$ 2 bilhões em expectativa de negócios gerados para empresas paulistas. O programa conectou 359 empresas e profissionais a compradores, com a prospecção de 27 mil empregos.
Esse desempenho reforça o papel da economia criativa não apenas como geradora de renda, mas como vetor de inovação e internacionalização de marcas e talentos de São Paulo, contribuindo para ampliar empregos e consolidar o estado como polo criativo global.
As inscrições para o calendário de missões de 2026 estão abertas, com uma série de eventos estratégicos para diferentes segmentos criativos, todos voltados ao acesso a mercados externos e à geração de negócios internacionais.
Saiba mais: https://investsp.org.br/creative-sp/
São Paulo Sistema Anchieta-Imigrantes inicia instalação do Siga Fácil sem cobrança, com foco na segurança e na fluidez do tráfego
São Paulo Centro Paula Souza abre inscrição para vaga de professor monitor na Itália
São Paulo Governo de SP intensifica combate a enchentes no Jardim Pantanal Mín. 22° Máx. 28°
