
Um recurso de sintetização de voz vai possibilitar que eleitores com deficiência visual consigam ouvir o nome do candidato após digitar o número na urna. A tecnologia que transforma texto em som e simula como se a máquina fizesse o papel de uma pessoa lendo o conteúdo de algum documento será instalada pela primeira vez numa eleição.
Até as últimas eleições, a urna emitia mensagens gravadas que indicavam ao eleitor com esse tipo de deficiência o número digitado, o cargo para o qual estava votando e as instruções sobre as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Branco”. Eram mensagens pré-gravadas, instaladas no equipamento para melhorar a experiência desses votantes.
Mas, pelo fato de as mensagens serem gravadas previamente em estúdio, havia uma limitação: como em um pleito concorrem milhares de candidatos e, ao longo do processo eleitoral, muitos deles são substituídos, seria inviável gravar os nomes de todos os concorrentes.
Curiosidade Quem criou o Dia dos Pais? Entenda por que o Brasil celebra a data em agosto
Novo feriado Novo feriado nacional é decretado para sexta-feira e todos os trabalhadores do Brasil terão folga
Pelo Brasil Salvador se torna capital simbólica do Brasil nesta quarta-feira (2); entenda o motivo Mín. 16° Máx. 23°