
O deputado Delegado Pablo (União-AM) foi eleito, por unanimidade (13 votos), presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27). Ele substituirá o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) no cargo.
Os demais ocupantes da Mesa da comissão (1º, 2º e 3º vices) também pertencem ao União e serão eleitos em outra reunião.
Delegado Pablo quer que a comissão torne-se mais relevante no objetivo de informar e conscientizar a população sobre o papel do esporte como ferramenta transformadora, capaz de formar cidadãos éticos. "A cada real investido em esporte, a gente economiza na segurança pública e na saúde. A gente fortalece a educação, a inclusão social", disse.
O novo presidente pediu que os demais integrantes do colegiado encarem este ano como uma "prova de 100 metros rasos", com trabalhos e resultados ágeis.
Biografia
Nascido em Manaus (AM), Delegado Pablo é policial federal e tem 45 anos de idade. Diretor Regional da Associação dos Delegados de Polícia Federal, ele foi responsável pela criação do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, que conta com a participação da sociedade civil.
O deputado está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, onde já integrou como membro titular as comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Fiscalização Financeira e Controle (foi 2º vice-presidente do colegiado em 2021); e a própria Comissão do Esporte.
O deputado elegeu-se, em 2018, pelo PSL. Em 2022, filiou-se ao União, seu partido atual.
Atribuições da comissão
Cabe à Comissão do Esporte debater e votar propostas relacionadas a: sistema desportivo nacional e sua organização; política e plano nacional de educação física e desportiva; normas gerais sobre desporto; e justiça desportiva, entre outros temas.
Câmara dos Deputados Proposta cria auxílio combustível de R$ 250 para valer depois da eleição deste ano
Câmara dos Deputados Câmara pode votar na terça-feira MP que cria programa de serviço voluntário nos municípios
Câmara dos Deputados Proposta altera representação de microempresários no conselho deliberativo do Sebrae
Câmara dos Deputados Grupo que analisa proposta de semipresidencialismo tem audiência na quarta-feira
Câmara dos Deputados Indicações para emendas de relator chegam a R$ 21 bi e já superam valor disponível
Câmara dos Deputados Projeto estabelece prazo para apresentação da defesa nos Juizados Especiais Cíveis
Câmara dos Deputados Veja documentário sobre a vida e obra da artista Marianne Peretti, que morreu nesta semana
Câmara dos Deputados Comissão de Viação e Transportes elege presidente na próxima quarta
Câmara dos Deputados Lira: inflação e desemprego são os maiores desafios a serem enfrentados pelo País Mín. 16° Máx. 27°
