
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados elegeu o deputado Aluisio Mendes (PSC-MA) para presidi-la ao longo deste ano, em substituição ao deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT). O deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) foi eleito 1º vice-presidente, e o deputado Junio Amaral (PL-MG) foi eleito 2º vice-presidente.
"Esta Mesa tem 100% de compromisso com as pautas tão caras ao Brasil, que são as propostas em defesa da sociedade, em defesa da segurança pública. A presença dos deputados oriundos das forças de segurança pública é fundamental para vencer a resistência de poucos, mas muitas vezes uma resistência aguerrida, e nós não podemos nos curvar a ela. Contem com essa presidência para que todos os projetos sejam pautados", disse Aluisio Mendes ao assumir o cargo.
Mendes nasceu em Belo Horizonte, é servidor público e está em seu segundo mandato de deputado federal. Entre outras propostas, ele é autor do PL 2748/21, que altera a Lei Maria das Penha para incluir o monitoramento por tornozeleira eletrônica de acusados de violência doméstica no rol de medidas urgentes de proteção à vítima.
A criação da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado ocorreu em 2002, por recomendação da CPI do Narcotráfico. Regimentalmente, o colegiado debate e vota os seguintes temas:
Câmara dos Deputados Proposta cria auxílio combustível de R$ 250 para valer depois da eleição deste ano
Câmara dos Deputados Câmara pode votar na terça-feira MP que cria programa de serviço voluntário nos municípios
Câmara dos Deputados Proposta altera representação de microempresários no conselho deliberativo do Sebrae
Câmara dos Deputados Grupo que analisa proposta de semipresidencialismo tem audiência na quarta-feira
Câmara dos Deputados Indicações para emendas de relator chegam a R$ 21 bi e já superam valor disponível
Câmara dos Deputados Projeto estabelece prazo para apresentação da defesa nos Juizados Especiais Cíveis
Câmara dos Deputados Veja documentário sobre a vida e obra da artista Marianne Peretti, que morreu nesta semana
Câmara dos Deputados Comissão de Viação e Transportes elege presidente na próxima quarta
Câmara dos Deputados Lira: inflação e desemprego são os maiores desafios a serem enfrentados pelo País Mín. 19° Máx. 30°
