
A vacina do Butantan contra a dengue, recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) , será armazenada em pó nas unidades de saúde. A liofilização do produto facilitará não apenas o transporte, mas, também, o armazenamento do produto.
Com a liofilização, a vacina é transformada em pó após o congelamento e remoção da água. Isso torna o produto mais estável durante o transporte e o armazenamento, uma vantagem para países de dimensões continentais, como o Brasil.
Enquanto algumas vacinas podem exigir temperaturas mais rigorosas, a versão liofilizada necessita apenas de refrigeração padrão (entre 2°C e 8°C), a mesma utilizada para a maior parte das vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) . Isso reduz perdas e ajuda a manter a segurança do imunizante mesmo em trajetos longos.
A maior estabilidade também permite a formação de estoques estratégicos por mais tempo, ajudando estados e municípios a planejar campanhas de vacinação e manter abastecimento regular. Vale lembrar que a vacina do Butantan parte de São Paulo para abastecer todo o país. Ao todo, é esperada a produção de até 30 milhões de doses anualmente.

A liofilização de imunizantes segue três etapas principais:
Antes da aplicação, o profissional de saúde adiciona o diluente específico ao frasco com a “vacina em pó”. Depois disso, a dose única é aplicada normalmente.
A Butantan-DV é a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo . O imunizante foi desenvolvido para proteger contra os quatro sorotipos de dengue e teve seus dados de segurança e eficácia divulgados no New England Journal of Medicine. Com a autorização da Anvisa, a vacina deve ser incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI) pelo Ministério da Saúde para ser usada nacionalmente.
São Paulo Operação do Governo de SP expõe rede de offshores e fundos usados para blindar maior devedor de ICMS do Estado
São Paulo Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
São Paulo Black Friday: consulta do Procon-SP revela que consumidor desconfia de ofertas, mas reage a gatilhos de marketing
São Paulo Acordo SP + Verde já soma mais de 500 hectares recuperados e R$ 2 milhões em multas ambientais
São Paulo Governo de SP e MP deflagram megaoperação ‘Poço de Lobato’ contra maior devedor de tributos do Estado
São Paulo SP sedia encontro nacional para redefinir estratégias de vigilância em saúde diante de novos desafios globais Mín. 17° Máx. 28°
