
O Festival de Música Erudita do Espírito Santo celebra a oportunidade de apresentar um concerto no átrio do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento, que acontece no dia 17 de outubro, às 10h, faz parte de uma ação conjunta da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES), com sua Série Interestadual, e do projeto Concertos Itinerantes, que promove a circulação de produções do Festival, difunde a música capixaba e realiza ações artístico-pedagógicas orientadas por artistas de referência.
“Para a Shell, é uma grande satisfação viabilizar uma ação inédita que une dois importantes projetos patrocinados por nós, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo e o Museu do Amanhã. Incentivamos constantemente que nossos parceiros formem redes de colaboração, criando conexões que se fortalecem mutuamente. Nosso propósito vai muito além do apoio financeiro: temos o compromisso de impulsionar parcerias transformadoras, capazes de ampliar o alcance e fortalecer todo o setor cultural brasileiro” - comenta Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.
O programa traz obras do russo Dmitri Shostakovich e das brasileiras Lina Pires de Campos e Cibelle Donza, sob regência do maestro Helder Trefzger. A entrada é gratuita.
Com o patrocínio Master da Shell, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo é realizado pela Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e Secretaria da Cultura (Secult), Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
Notas sobre o programa
Na primeira parte do programa, serão apresentadas obras de duas compositoras brasileiras.
Homenagem a Camargo Guarnieri (1977), da paulistana Lina Pires de Campos (1918-2003), é dedicada a um de seus mestres. Além da importância de seu legado como compositora, Lina teve um papel relevante na pedagogia pianística do século XX, inclusive na formação de renomados intérpretes contemporâneos. A obra, caracterizada por uma linguagem modinheira e seresteira, remete às vivências musicais da autora, nascida em uma família de imigrantes italianos que fundaram, em 1902, uma loja de instrumentos de cordas e artigos musicais em São Paulo - a Casa del Vecchio, ainda ativa - que virou ponto de encontro de artistas da música popular e de concerto.
A segunda, Das Plêiades, é uma composição de 2022 da paraense Cibelle Donza. Segundo a autora, a obra foi motivada por seu interesse pela astronomia, mais especificamente pela constelação das Plêiades, formada por estrelas brilhantes e quentes, predominantemente azuis, visíveis a olho nu em ambos os hemisférios terrestres, que se destaca por sua magnitude e brilho intenso. É a primeira peça de um conjunto de composições que compartilham um tema e um processo composicional. A série continua com Da Terra, para orquestra sinfônica.
A segunda parte do programa apresenta a Sinfonia de Câmara de Shostakovich (1960) um arranjo - autorizado e renomeado pelo próprio compositor - de seu oitavo quarteto de cordas, realizado pelo maestro Rudolf Barshai. No ano em que o Festival tem a liberdade como tema central de sua programação, ouviremos uma obra de um artista cuja trajetória foi marcada por uma relação tumultuosa com o regime soviético e pelo constante cerceamento de sua expressão estética e temática. Dedicado “à memória das vítimas do fascismo e da guerra”, o quarteto foi composto em seguida a uma viagem do compositor à Alemanha Oriental, onde a devastação decorrente da Segunda Guerra ainda era bastante perceptível.
O Festival
Sob a direção geral de Tarcísio Santório e Natércia Lopes e direção artística de Livia Sabag, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo acontece anualmente. A programação de concertos e espetáculos é construída a partir de temas que dialogam com questões importantes da atualidade, com ênfase na música contemporânea, música brasileira e latino-americana, e em obras de compositoras.
Convidamos o público a mergulhar na programação da 13ª edição do Festival que tem como temática central a liberdade. Para conhecer a programação completa, acesse www.festivaldemusicaerudita.com.br .
Sobre a Shell
Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell.
A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Serviço:
13º Festival de Música Erudita do Espírito Santo
Concertos Itinerantes | Série Interestadual
Data: 17/10 (sexta-feira)
Hora: 10h
Local: Museu do Amanhã - Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Orquestra Sinfônica do Estado Espírito Santo
Erika Antônia Piskac
Telefone: (27) 99283-1081
E-mail: comunicacao.coes@gmail.com
Instagram: @sinfonicaes
Espírito Santo Estudantes de escola estadual de Vitória conhecem os serviços de TI do Prodest
Geral PF cumpre mandados de busca sobre fraude em licitação em São Sebastião
Infraestrutura Governo de Minas divulga novas datas das audiências públicas da concessão rodoviária do Lote Noroeste Mín. 19° Máx. 27°