
Foi prorrogado até as 12h do próximo dia 9 de fevereiro o prazo para inscrição de empresas interessadas em implementar projetos de restauração ecológica no Pontal do Paranapanema, no extremo oeste de São Paulo. A chamada é uma iniciativa do Finaclima-SP , mecanismo estadual que canaliza recursos privados para ações climáticas.
O foco desta etapa são projetos no Assentamento ‘Governador André Franco Montoro’, em Marabá Paulista, visando a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs). O edital, gerenciado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), prevê 60 meses de execução: 24 para plantio e 36 para monitoramento.
Podem participar organizações sem fins lucrativos, legalmente constituídas há pelo menos dois anos. Os recursos já captados serão aplicados em uma região prioritária para a conectividade de fragmentos da Mata Atlântica. Para acessar a página do chamamento público basta acessar este link
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, destacou a estratégia do estado. “Temos um mapeamento detalhado das áreas recuperáveis e a governança pronta. O Finaclima-SP é um sistema ágil, pensado para acelerar a parceria com o setor privado”, afirmou.
Ela citou o projeto ‘ARR Corredores de Vida’, também no Pontal, que já plantou 15 milhões de árvores mediante colaboração entre empresas, governo e sociedade civil, como um modelo bem-sucedido.
Criado para ampliar o financiamento climático no estado, o Finaclima-SP recebeu, apenas em 2025, aproximadamente R$10 milhões em recursos, oriundos de parcerias com empresas e da conversão de multas ambientais. Os fundos são destinados a projetos de alto impacto em restauração, conservação e serviços ecossistêmicos.
A iniciativa busca dar escala a ações ambientais, contribuindo diretamente para o cumprimento das metas estaduais de restauração e redução de emissões de gases de efeito estufa.
As instituições interessadas devem acessar o edital completo e realizar a inscrição através do site oficial do Funbio.
Seguindo as diretrizes do Finaclima-SP, foram definidas para atuação inicial áreas da Região Administrativa de Presidente Prudente, especialmente o Pontal do Paranapanema, e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sistema Cantareira, criada em 1998 e que abrange os municípios de Mairiporã, Atibaia, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Vargem e Bragança Paulista.
Em março deste ano serão contratados os projetos submetidos na Chamada de Projetos para o Pontal do Paranapanema. As ações serão detalhadas em projetos executivos para início dos plantios em outubro, início da época de chuvas.
A Chamada de Projetos para a APA do Sistema Cantareira será lançada, também em março deste ano, e ficará aberta para recebimento de propostas por, aproximadamente, dois meses.
São Paulo Polícia Civil prende líder ‘gangue das bikes’ durante operação contra roubo de celulares no centro de São Paulo
São Paulo Produtores devem atualizar seus rebanhos no sistema GEDAVE até segunda-feira (11)
São Paulo Polícia Militar apreende 480 kg de cocaína em caminhonete que seguia para o Porto de Santos
São Paulo Governo de São Paulo abre cadastro para profissionais interessados em dar aula na rede estadual em Jundiaí
São Paulo Governo de São Paulo abre cadastro para profissionais interessados em dar aula na rede estadual na Baixada Santista
São Paulo Governo de São Paulo abre cadastro para profissionais interessados em dar aula na rede estadual no ABC
São Paulo PM impede roubo a farmácia e apreende dois adolescentes na zona sul de SP
São Paulo Secretário Guilherme Afif Domingos conta detalhes e bastidores do projeto do Novo Centro Administrativo do Governo de SP
São Paulo Polícia Militar intercepta avião com pasta base de cocaína e fuzis no interior de São Paulo Mín. 18° Máx. 28°
