Criação de um fundo para o desenvolvimento do sul capixaba, fomento ao turismo na região, construção de linha férrea ligando os municípios de Anchieta e Presidente Kennedy, além de construção de porto. Essas foram as principais demandas apresentadas por lideranças políticas do litoral sul do estado durante o 7ª encontro dentro do projeto “Amunes na Estrada”. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (27) no auditório do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da cidade de Rio Novo do Sul.
Além do presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo (sem partido), de vereadores da região e dos prefeitos de Iconha, Gedson Paulino (Republicanos), e de Piúma, Paulo Cola (Cidadania), o evento teve ainda a participação de lideranças políticas e comunitárias de Itapemirim, Marataízes, Anchieta e Alfredo Chaves.
O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), também esteve presente. Ele destacou em seu discurso a importância do projeto Amunes na Estrada, ao avaliar que a entidade está saindo do gabinete e indo às cidades conhecer as demandas dos moradores.
O deputado apoiou os discursos dos prefeitos em prol da criação de um fundo para desenvolver o sul capixaba, defendendo que a Amunes continue com o tema em pauta, pois isto mobilizará, em sua opinião, não apenas o Parlamento estadual, mas o próprio Poder Executivo.
Em outra linha defendida pelos prefeitos presentes no encontro, Marcelo sinalizou apoio a programas que possam impulsionar o turismo não só no litoral sul, mas em todo o estado. Ele citou que, além de praias, o Espírito Santo dispõe de potencialidades nas áreas de montanhismo, gastronomia e turismo religioso.
Para o presidente do Legislativo estadual, o turismo seria uma das formas de preparar o estado pelas perdas que sofrerá nos primeiros anos de vigência da reforma tributária. Conforme explicou, na reforma em andamento os estados mais beneficiados serão aqueles de grande população, já que o novo imposto será recolhido no consumo, e não mais na origem dos produtos.
Parcerias
Durante o evento, vários órgãos governamentais e entidades parceiras do projeto Amunes na Estrada fizeram apresentações sobre iniciativas que podem ajudar os municípios.
Houve exposições do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Bando de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Conselho de Desenvolvimento Regional, Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
Ao final do encontro, Luciano Pingo anunciou que, na sequência do Amunes na Estrada, a entidade vai promover o 1º Congresso de Cidades Capixabas, em data a ser definida. De acordo com ele, em um único evento as 78 prefeituras do estado terão a oportunidade de apresentar o que elas têm de melhor a oferecer em termos sociais, econômicos, turísticos e culturais.
Veja as datas das próximas edições do projeto Amunes na Estrada
Mín. 21° Máx. 29°