O Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF 2) revogou decisão que afastava Robertino Batista da Silva, o Tininho, do comando da Prefeitura de Marataízes e determinou sua imediata reintegração à função pública.
A Justiça também determinou carta de ordem visando dar conhecimento da decisão ao presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Silva Almeida e ao prefeito em exercício, José Amintas Pinheiro Machado, o Jaiminho, que é vice de Tininho.
Tininho estava afastado do cargo desde o dia 14 de junho quando foi deflagrada a operação Salvação pela Polícia Federal para investigar supostas cobranças de propinas por agentes públicos do município.
Além dele, também foram afastados do cargo na ocasião os secretários de Saúde, Eraldo Duarte Silva Júnior e de Obras, Ricardo Pepe Reis.
A defesa de Tininho argumentou que a medida cautelar de afastamento não seria mais necessária uma vez que “o interesse público para o qual foi instituída já se encontra suficientemente resguardado, seja pelo término das investigações noticiada pela Autoridade Policial, seja pela elisão ou redução drástica do risco concreto de reiteração delitiva”.
Mín. 20° Máx. 24°